O ex-presidente da Federação Espanhola foi condenado a pagar uma multa por ter beijado a jogadora Jennifer Hermoso. Luis Rubiales deverá desembolsar 20 euros por dia durante 18 meses e também foi impedido de se aproximar da atleta, mantendo uma distância mínima de 200 metros. Jennifer Hermoso é uma importante voz contra o machismo e por isso recebeu o Prêmio Sócrates [https://s04.video.glbimg.com/x240/13051523.jpg].
O julgamento de Luis Rubiales durou duas semanas e o ex-presidente foi absolvido da acusação de coação. Outras pessoas envolvidas no caso, como Jorge Vilda, Albert Luque e Rubén Rivera, também foram absolvidas. Apesar de não ser preso, Rubiales terá que desembolsar a quantia de 10,8 mil euros (R$ 64,2 mil) ao longo dos 18 meses de punição, além de manter a distância determinada de Jenni Hermoso.
Jenni Hermoso foi a primeira a se pronunciar sobre o caso, afirmando que um dos dias mais felizes de sua vida foi manchado pelo ocorrido. Ela testemunhou por mais de duas horas no Tribunal Nacional e deixou claro que em nenhum momento consentiu o beijo dado por Rubiales, que alega que tudo aconteceu de forma consensual. A jogadora relatou ter sido pressionada a fazer um vídeo com o ex-presidente após o incidente.
A justiça espanhola proibiu Luis Rubiales de se aproximar de Jenni Hermoso, respeitando a determinação de manter a distância mínima estabelecida. O ex-presidente da Federação Espanhola negou qualquer tipo de contato e afirmou não ter presenciado a jogadora chorar durante a viagem de volta para a Espanha. A família de Jenni Hermoso também testemunhou, relatando ter sido coagida pelos homens de confiança de Rubiales para justificar o comportamento do réu.