Ex-Presidente do PP Jovem é preso pela PF por tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro no Acre.

ex-presidente-do-pp-jovem-e-preso-pela-pf-por-trafico-internacional-de-drogas-e-lavagem-de-dinheiro-no-acre

Ex-Presidente do PP Jovem é um dos presos pela PF por tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro no AC

Hélio Nascimento Júnior foi preso nessa quarta-feira (9) durante a Operação Renitência, da Polícia Federal. Ele ocupava cargo no governo desde 2023 com salário de mais de R$ 11 mil e foi exonerado nesta quinta (10).

Hélio Nascimento Júnior foi preso pela PF por tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro no AC. Um dos cinco presos pela Polícia Federal (PF-AC) na Operação Renitência é o ex-presidente do Partido Progressista (PP) Jovem Hélio Nascimento Júnior, que trabalhava em um cargo no governo do Acre com salário de mais de R$ 11 mil.

A operação desarticulou uma organização criminosa voltada para o tráfico internacional de drogas e a lavagem de dinheiro. As investigações tiveram início a partir de uma prisão em flagrante em dezembro de 2023 e revelaram a atuação estruturada de um grupo com ramificação interestadual. Segundo a PF-AC, a organização criminosa importava cocaína do Peru e Bolívia, e enviava para outros estados do Brasil, principalmente para Santa Catarina.

Nesta quinta (10), a governador em exercício, Mailza Assis, exonerou Hélio Júnio do cargo em comissão no Grupo de Chefia, Assistência e Assessoramento. Ele foi nomeado em janeiro de 2023, ano em que iniciaram as investigações. O DE não conseguiu contato com a defesa de Hélio. A reportagem apurou que ele presidiu o PP Jovem entre 2019 e 2022. O vice-presidente do Progressistas, Lívio Veras, afirmou que a prisão do ex-servidor público foi uma surpresa para todos e que aguarda o desdobramento das investigações para tomar alguma decisão.

“A Hélio para gente estava acima de qualquer suspeita. Para gente é uma pessoa idônea e vamos aguardar o decorrer dos fatos para se apropriar das informações e dar a ele o direito de se defender. Após isso, é que a gente deve tomar alguma posição. Até então, para nós aqui do partido, não tem nada que desabone a conduta dele”, disse.

A PF-AC investiga família do ex-prefeito de Rodrigues Alves por lavagem de dinheiro. Com apoio do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e do Grupo Especial de Operações em Fronteira (Gefron), a PF-AC cumpriu 12 mandados de busca e apreensão e cinco mandados de prisão no Acre. Ao menos 80 policiais federais e das forças estaduais foram mobilizados para cumprir três mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão em Brasiléia, no interior do Acre, fronteira com a Bolívia. Também no interior, na cidade de Assis Brasil, que fica na fronteira com o Peru, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão. Já na capital foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão, além de dois mandados de prisão. Em Santa Catarina, nas cidades de Palhoça e São José, foram cumpridos mais dois mandados de busca e apreensão. Os suspeitos, de acordo com a polícia, poderão responder pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro, além de outros delitos que podem ser identificados no curso das investigações.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp