Press "Enter" to skip to content

Ex-primeira-dama de Estrela do Norte é condenada por morte de político

Última atualização 28/06/2023 | 09:58

A ex-primeira-dama de Estrela do Norte, Elaine Cristina Vaz, foi condenada a 14 anos de prisão por participar da morte de Geraldo Nicolau Filho, ex-prefeito do município. O crime ocorreu em 2015, mas a decisão foi anunciada pelo Ministério Público de Goiás (MPGO) apenas nesta segunda-feira, 26. A medida cabe recurso.

Na época do homicídio, Elaine era casada com o então prefeito da cidade e rival da vítima, Wellington José de Almeida. O crime foi motivado após a mulher contar sobre uma traição à concunhada Anésia Xavier com Geraldo.

Assim, Elaine, o então prefeito e o cunhado dele, Waldivino José de Almeida, seguiram até o motel onde os dois estavam em Mara Rosa. Anésia e Geraldo foram surpreendidos pelos homens quando saíam do estabelecimento, enquanto a acusada estava afastada filmando o adultério.

Na sequência, Waldivino entrou em luta corporal com a vítima que ficou imobilizada e acabou sendo baleada à queima-roupa por Wellington. Waldivino também atirou contra o ex-prefeito, que morreu no local.

Julgamento

Elaine Cristina Vaz foi a segunda a ser condenada na ação penal movida pela promotora de Justiça Cristina Emília França Malta e que foi desmembrada, contando também como réus Renata Pereira Rezende, acusada de participação no crime, Wellington José de Almeida, que se encontra foragido, e Waldivino José de Almeida, condenado a 20 anos de prisão em 2021.

No julgamento, a defesa de Elaine pediu absolvição da ré alegando falta de provas. O Ministério Público, representado pela promotora de Justiça Gisele de Sousa Campos Coelho, titular da promotoria de Mara Rosa, sustentou que a acusação de homicídio duplamente qualificado, por motivo tope, consistente em vingança ao adultério praticado pela concunhada com a vítima e, por ter sido o crime que impossibilitou a defesa de Geraldo.

Em vista das condições judiciais reconhecidas, foi determinado pelo juiz Flávio Florentino de Oliveira que Elaine cumpra 14 anos e 6 meses de reclusão em regime fechado, podendo recorrer a sentença em liberdade.