Ex-secretário executivo é flagrado recebendo propina em resort do crime

ex-secretario-executivo-e-flagrado-recebendo-propina-em-resort-do-crime

‘Resort do crime’: vídeo mostra ex-secretário executivo recebendo maço de dinheiro de diretor do Presídio de Igarassu; ambos foram presos

Eles são investigados pela Operação La Catedral, que descobriu esquema de corrupção e favorecimento de detentos.

Vídeo mostra ex-secretário executivo recebendo maço de dinheiro de diretor do Presídio de Igarassu.

Imagens obtidas pela TV Globo mostram o momento em que André de Araújo Albuquerque, ex-secretário executivo de administração penal de Pernambuco, aparece recebendo propina dentro do Presídio de Igarassu, no Grande Recife.

No local, a Operação La Catedral, da Polícia Federal, descobriu um esquema de corrupção e favorecimento de detentos com direito a festas com churrasco, álcool, música ao vivo e entrada facilitada de garotas de programa.

André de Araújo Albuquerque foi preso na operação no dia 8 de abril. Ele era assessor direto do atual secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização, Paulo Paes, e já havia sido superintendente de segurança prisional da secretaria.

A gravação foi feita no dia 6 de setembro de 2024. O vídeo, obtido com exclusividade, mostra o então secretário executivo numa sala com o então diretor do presídio, Charles Belarmino de Queiroz. Ele também foi preso pela operação e é apontado como um dos articuladores do esquema criminoso.

Charles abre um maço de dinheiro embaixo da mesa e, em certo momento, André coloca o dinheiro dentro de uma sacola. Ele permaneceu na sala por mais de 30 minutos.

Em dezembro, André de Araújo Albuquerque foi exonerado do cargo na Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização. Em abril, ele foi preso numa nova fase da operação La Catedral. A decisão judicial que autorizou a prisão é uma medida cautelar concedida pelo desembargador Evandro Magalhães Melo, da 2º Câmara Criminal.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp