Press "Enter" to skip to content

Ex-seleção brasileira de vôlei, Tande se recupera após infarto

Última atualização 15/04/2024 | 17:35

Ídolo do esporte brasileiro, Tande, de 54 anos, recupera-se de um susto. Ex-jogador da seleção brasileira de vôlei e medalhista olímpico sofreu um infarto na última sexta-feira, 12, e está hospitalizado. Em um vídeo publicado em suas redes sociais neste domingo, Tande alertou sobre a importância dos cuidados com a saúde.

“Tudo bem pessoal? Passando aqui para falar do meu sumiço. Sexta-feira, agora, acabei infartando, acreditem. 54 anos, atleta (…) Comecei a me descuidar um pouco da minha saúde. Uns 4 anos sem me cuidar”, relatou o ex-jogador, conhecido por sua brilhante carreira nos anos 90.

Tande descreveu os sintomas que sentiu antes do infarto, incluindo palpitações, falta de ar e dores no ouvido. Ele revelou que uma de suas artérias estava com 98% de entupimento e outras duas com obstruções significativas de 78% e 73%.

Em entrevista à CNN, a irmã de Tande, Adriana Samuel, informou que o ex-atleta foi submetido a um cateterismo e recebeu stents para tratar as obstruções arteriais. Segundo ela, Tande já havia sentido mal-estar no dia anterior ao infarto.

Trajetória

Tande foi uma figura chave na histórica conquista da medalha de ouro pelo vôlei masculino brasileiro nas Olimpíadas de Barcelona em 1992. Além disso, esteve presente nas Olimpíadas de Atlanta em 1996 e Sydney em 2000.

Após sua carreira nas quadras, Tande migrou para o vôlei de praia, formando uma dupla notável com Giovane Gávio de 1996 a 2000, e conquistando o título do circuito mundial ao lado de Emanuel em 2001.

Atualmente, Tande se dedica a atividades empresariais, palestras e comentários esportivos.