Ex-vereador condenado a 25 anos de prisão por lavagem de dinheiro e desvio de recursos: Entenda o caso de Joel Morais

Ex-vereador e sargento da reserva é condenado a 25 anos de prisão por lavagem de dinheiro e desvio de recursos da Câmara de Muriaé

Joel Morais, que está preso em Uberlândia, cumprirá pena em regime fechado. Ele também é acusado de matar a esposa, em dezembro de 2021.

Sargento Joel foi condenado a 25 anos de prisão; ele também é suspeito de matar a esposa em 2021 — Foto: Reprodução/Redes sociais

Foi condenado a 25 anos e sete dias de prisão, em regime inicial fechado, o ex-vereador e policial da reserva Joel Morais de Asevedo Junior, de 54 anos. Segundo o Ministério Público, ele, que foi alvo da Operação Catarse, foi condenado por peculato e lavagem de dinheiro.

🔔 Receba no WhatsApp notícias da Zona da Mata e região

Ele estava preso preventivamente no Presídio Professor Jacy de Assis, em Uberlândia, desde dezembro de 2023, e não poderá recorrer em liberdade. A decisão foi proferida na quinta-feira (28).

Ainda conforme o MP, outras três pessoas envolvidas nos crimes também foram condenadas pela Justiça, condenadas a três anos e quatro meses de reclusão, cada um. As penas, no entanto, foram substituídas por duas restritivas de direitos, consistentes em prestação de serviços à comunidade.

Diário do Estado não conseguiu contato com a defesa de Joel e nem dos outros condenados.

DESVIO DE VERBAS DE GABINETE

Conforme a denúncia do Ministério Público, de 2017 a 2019, o então vereador, desviou recursos públicos destinados ao pagamento de verbas de gabinete na Câmara Municipal de Muriaé.

Para isso, teria contato com ajuda dos demais denunciados, responsáveis por empresas voltadas ao comércio varejista de artigos de papelaria.

As investigações apontaram que parte dos pagamentos das verbas estava sendo lastreada em “notas fiscais frias”, emitidas pelas empresas, constatado superfaturamento a partir da aquisição de materiais, como papel, cartuchos e toners para impressora. Uma advogada também teria sido favorecida no esquema.

Ele também chegou a ocultar propriedade de veículos, imóveis e dinheiro pertencentes a ele e à esposa.

SARGENTO CONFESSOU TER MATADO A ESPOSA

O ex-vereador e sargento da PM também é acusado de matar a esposa Priscila Silva Dala Paula Azevedo, em dezembro de 2021. À época, ela tinha 26 anos e foi morta com disparos de tiros de pistola. O casal teve um filho, que tinha 1 ano e 4 meses quando o crime foi cometido.

Diário do Estado questionou o Tribunal de Justiça sobre a condenação de Joel por este crime, mas ainda não recebeu retorno.

TRAJETÓRIA POLÍTICA

O primeiro mandato de Joel Morais como vereador em Muriaé foi em 2004, tornando-se o parlamentar mais votado do município com 2.038 votos. Elegeu-se também em 2008, 2012 e 2016, sempre como mais votado nos pleitos. Em 2013, passou a ocupar a presidência da Câmara.

Candidatou-se novamente em 2020, mas não foi eleito.

Também foi presidente da Associação de Moradores dos Bairros São Gotardo, Alterosa e Prefeito Hélio Araújo.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Motorista fica ferido após colidir em carro parado na BR-365, em Jequitaí

Motorista fica ferido após bater em carro parado com problemas mecânicos na
BR-365, em Jequitaí

Segundo informações passadas pelo Samu, o condutor, de 33 anos, também colidiu
na lateral de outro veículo que seguia no sentido contrário. Chovia no momento
da colisão.

Uma carreta ficou danificada após colidir na lateral de outra carreta. O motorista, ao conduzir uma carreta, ficou ferido após bater em um carro parado e em outra carreta na BR-365, em Jequitaí. O acidente ocorreu na manhã desta quinta-feira (12).

De acordo com relatos do Samu, o condutor, de 33 anos, colidiu no carro que estava parado às margens da rodovia com problemas mecânicos e, em seguida, bateu na lateral de outro veículo que seguia no sentido oposto. No momento da colisão, havia chuva na região.

O motorista envolvido no acidente foi levado para o hospital de Jequitaí, apresentando escoriações. Enquanto isso, o condutor da outra carreta não sofreu ferimentos. Não havia ocupantes no carro parado na rodovia durante o ocorrido.

Além desse incidente, outro fato registrado na BR-365, em Jequitaí, foi o incêndio de um ônibus. Mais informações sobre o assunto podem ser encontradas no Diário do Estado. Confira também outros vídeos e notícias relevantes da região em g1 Grande Minas. Esteja sempre atualizado sobre o que acontece no Norte, Centro e Noroeste de MG acessando o canal do g1 Grande Minas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp