A Polícia Civil de Goiás (PCGO) prendeu na última quarta-feira, 11, o ex-vereador Altemar Carrilho de Castro, após mais de nove meses foragido. Conhecido como Temal Carrilho, de Goianésia, ele estava foragido há mais de novo meses após ser condenado a 17 anos de prisão pelo estupro de uma sobrinha.
Segundo o delegado Marcos Antônio Maia, o ex-vereador respondeu ao processo em liberdade e teve o mandando de prisão expedido em dezembro de 2023. Ele foi condenado em todas as instâncias em liberdade e o mandado de prisão só saiu quando o processo transitou em julgado.
A PCGO informou ter realizado diversas operações para encontrar o acusado enquanto ele estava foragido, mas a prisão apenas aconteceu após um acordo entre a família e advogados. Na ocasião, os envolvidos no caso marcaram um local e ele se entregou de forma espontânea para cumprir a pena.
Condenação
Altemar Carrilho de Castro foi condenado por estupro de vulnerável após a irmã denunciar que ele havia abusado sexualmente da sobrinha durante quatro anos, dos 10 aos 14 anos. O ex-vereador foi indiciado pelo crime em 2011.
A condenação foi expedida pela 1ª Vara Cível e da Infância e Juventude de Goianésia. No entanto, o político recorreu a discussão e aguardou o julgamento em liberdade, enquanto exercia o mandato.