Exame genético Unifal: Diagnóstico preciso e tratamento eficiente para câncer pelo SUS

exame-genetico-unifal3A-diagnostico-preciso-e-tratamento-eficiente-para-cancer-pelo-sus

Exame genético da Unifal ajuda no diagnóstico e tratamento mais preciso do câncer pelo SUS

A análise, inédita no Sul de Minas, detecta alterações cromossômicas nas células cancerígenas e permite definir tratamentos mais eficientes, específicos e menos invasivos, aumentando as chances de sucesso terapêutico e a sobrevida dos pacientes.

Um exame genético desenvolvido pelo Laboratório de Genética da Universidade Federal de Alfenas (Unifal) está oferecendo gratuitamente, por meio do SUS, um diagnóstico mais preciso do câncer para pacientes atendidos na Santa Casa da cidade.

A análise, inédita no Sul de Minas, detecta alterações cromossômicas nas células cancerígenas e permite definir tratamentos mais eficientes, específicos e menos invasivos, aumentando as chances de sucesso terapêutico e a sobrevida dos pacientes.

O exame é feito a partir de uma amostra de sangue e permite identificar mutações genéticas que ajudam os médicos a escolher a terapia mais adequada.

Foi o que aconteceu com Katiane Mendes Silva Rezende, moradora de Muzambinho, que foi diagnosticada com leucemia mieloide aguda após o exame. “É um exame simples, feito na lombar e com anestesia local. Foi ele que confirmou o tipo de leucemia e direcionou o tratamento”, relatou.

A quimioterapia, ainda comum nos tratamentos oncológicos, atinge tanto células doentes quanto saudáveis, o que pode causar muitos efeitos colaterais. Com a análise genética, é possível adotar tratamentos mais seletivos e menos agressivos.

“Essas alterações definem a melhor abordagem terapêutica, com fármacos específicos, o que pode aumentar significativamente a sobrevida dos pacientes”, explicou o professor Maurício Castro Gamero, doutor em genética e responsável pelo laboratório.

A oferta do exame é fruto de uma parceria entre a Unifal e a Prefeitura de Alfenas. A universidade destaca que essa ação aproxima a ciência da população e reforça seu papel social. “É uma grande conquista poder levar bem-estar e qualidade de vida à nossa população”, afirmou Gamero.

Atualmente, apenas pacientes da Santa Casa de Alfenas têm acesso ao exame, mas a Secretaria de Saúde da cidade estuda ampliar o atendimento por meio do consórcio intermunicipal.

> “Já levamos essa possibilidade ao conhecimento dos secretários da região e estamos aguardando os trâmites para que o exame seja oferecido também a outros municípios do Sul de Minas”, informou a secretária Andrea Souza.

A iniciativa tem mudado a vida de pacientes como Katiane, que está perto de concluir o tratamento com esperança renovada. “Eu estou curada, mas o câncer pode voltar. Já temos indicação de transplante e minha irmã será a doadora. Estou ansiosa, mas confiante de que vai dar tudo certo”.

Veja mais notícias da região no Diário do Estado.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp