A mais recente pesquisa Exame/Ideia, divulgada na manhã desta quinta-feira, 25, cuja realização aconteceu por telefone, reforçou a liderança de Lula (PT) contra Jair Bolsonaro (PL) na disputa pela Presidência. O ex-presidente ostenta oito pontos de vantagem em relação ao atual ocupante do cargo. Acerca da rejeição, os dois estão tecnicamente empatados, considerando a margem de erro de três pontos para mais ou para menos.
Lula x Bolsonaro e mais
No levantamento dos candidatos à Presidência, Lula surge em primeiro lugar, com 44% das intenções de voto. Bolsonaro, por sua vez, estabeleceu-se em segundo, com 36%. Na terceira e quarta posições, Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) estão tecnicamente empatados, sendo que o candidato possui 9%, enquanto a candidata conta com 4%.
Nas demais posições, Luiz Felipe D’Avila (Novo), Pablo Marçal (Pros) e Vera Lúcia (PSTU) têm 1% cada. Leo Péricles (UP) soma 0,2%, e os demais, Eymael (DC), Roberto Jefferson (PTB), Sofia Manzano (PCB) e Soraya Thronicke, ficaram com 0,1% cada. Por fim, 3% disseram que ainda não sabem em quem votar, enquanto 2% afirmaram que votariam nulo ou branco.
Na pesquisa espontânea, na qual os entrevistados não recebem a lista prévia de candidatos, há um empate técnico na liderança: Lula com 33%, Bolsonaro com 30%. Ciro Gomes fica com 3%, Simone Tebet com 2%, e os restantes não ultrapassaram a margem de 1%. Nesse gráfico, 24% não sabem em quem votar e 7% votariam branco ou nulo.
Quanto ao índice negativo, Bolsonaro amarga a primeira colocação, com 45% de rejeição. Lula não fica muito atrás, com 42%. Portanto, estão tecnicamente empatados. Já Ciro Gomes tem 18% de rejeição, e Simone Tebet atingiu 11%.
A pesquisa Exame/Ideia desta semana custou R$ 27.980,00, entrevistando um total de 1.500 pessoas entre 19 e 24 de agosto. O índice de confiança é de 95%.