Exercício da FAB em Natal recebe aeronaves estrangeiras: saiba mais

A chegada de aeronaves internacionais para o Exercício Cruzeiro do Sul (CRUZEX), da Força Aérea Brasileira (FAB), em Natal foi documentada em um vídeo que mostra quatro aeronaves sobrevoando no céu. As aeronaves, identificadas como Caças F-15 dos EUA, pousaram na Base Aérea de Natal, no Rio Grande do Norte, como parte do exercício multinacional ‘CRUZEX 2024’.

O Exercício Cruzeiro do Sul (CRUZEX) acontece desde 2002 e é liderado pela Força Aérea Brasileira, contando com a participação do Exército e da Marinha do Brasil. O objetivo do evento é promover a troca de experiências entre os integrantes das Forças Aéreas dos países participantes por meio de um treinamento conjunto em simulações de conflito.

Neste ano, a 8ª edição do treinamento ocorreu entre os dias 3 e 15 de novembro, na Base Aérea de Natal (BANT). A participação dos EUA no CRUZEX iniciou na 5ª edição, em 2010, e neste ano, as aeronaves F-15 Eagle foram trazidas pela primeira vez para o Brasil, provenientes da 159º Ala de Caça da Guarda Aérea Nacional de Louisiana, sediada em Nova Orleans.

Além dos EUA, os países participantes com esquadrões de voo em território brasileiro incluem Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru e Portugal. Outros países atuam como observadores, contribuindo com tarefas espaciais e cibernéticas. O treinamento visa à cooperação internacional no campo da defesa, reunindo mais de 3,6 mil militares e cerca de 100 aeronaves nesta edição.

O evento recebeu a participação de diversas aeronaves, incluindo caças, aviões de transporte, helicópteros e aeronaves de reconhecimento. O Comprova, projeto de combate à desinformação, monitora conteúdos suspeitos e busca colocar informações relevantes em contexto para garantir a veracidade das informações compartilhadas nas redes sociais e na mídia.

Para mais informações sobre as ações das Forças Armadas brasileiras e outras verificações de conteúdo realizadas pelo Projeto Comprova, acesse o site oficial do projeto.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp