Seis pessoas ficaram feridas em uma explosão em um supermercado no Rio Grande do Sul e estão atualmente hospitalizadas, sendo que o estado de saúde de dois bombeiros é considerado grave. O incidente ocorreu na última quarta-feira durante o combate a um incêndio. Além dos casos graves, outros três bombeiros e um prestador de serviço estão estáveis no hospital de Santana do Livramento.
Das 17 vítimas do incêndio seguido de explosão em Santana do Livramento, seis permanecem internadas. O acidente aconteceu em um supermercado próximo à fronteira com o Uruguai, na manhã da quarta-feira. Dois bombeiros estão em estado grave, sendo que um deles foi transferido para a UTI do Hospital Cristo Redentor, em Porto Alegre, e o outro para o Hospital de Caridade de Santa Maria.
Quatro pacientes estão em internação clínica na Santa Casa de Livramento, recebendo cuidados e observação. Entre os internados, estão três bombeiros e um prestador de serviço do supermercado. Os demais pacientes já foram liberados.
Um vídeo mostrou o momento da explosão em um acesso do supermercado, atingindo um grupo de bombeiros que se preparava para entrar no estabelecimento. A explosão teria sido causada por um fenômeno conhecido como backdraft, que ocorre quando há entrada súbita de ar em um local pouco ventilado com alta concentração de gases aquecidos. As investigações sobre as causas ainda estão em curso.
O incêndio teve início às 6h26 e teria sido desencadeado por um gerador de energia. Três caminhões dos bombeiros foram utilizados para controlar o fogo no estabelecimento. As autoridades estão apurando as circunstâncias que levaram à explosão e incêndio no supermercado.




