Três trabalhadores foram hospitalizados, sendo um deles com 60% do corpo queimado, devido a uma explosão na Esplanada dos Ministérios, na manhã desta terça-feira (25/11). As vítimas estavam realizando a manutenção na subestação de energia que fornece eletricidade para os ministérios da Igualdade Racial e Agricultura e Pecuária. Todo o prédio foi evacuado pela brigada de incêndio, enquanto os bombeiros prestavam socorro aos trabalhadores afetados e aos funcionários que inalaram fumaça.
Até às 11h40, o balanço apontava dois trabalhadores com queimaduras, um deles em estado grave levado para o Hospital Regional da Asa Norte (Hran), além de um colaborador intoxicado e 27 servidores dos ministérios atendidos com intoxicação por fumaça. Três funcionários foram levados ao hospital, sem especificação do local. A CEB IPes destacou que o acidente ocorreu durante uma manutenção, envolvendo um funcionário terceirizado com equipamento de proteção adequado. O governo federal relatou que um curto-circuito causou o incidente, com um princípio de incêndio controlado pela brigada de incêndio e bombeiros. Um técnico da CEB e seis indivíduos por inalação de fumaça foram levados ao hospital, e outras 20 pessoas foram atendidas no local.
A subestação afetada está sob controle da CEB IPes, que acompanha a situação do prestador de serviço. O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos também se pronunciou, informando que a evacuação foi necessária devido à fumaça no Bloco C. O Secretaria de Serviços Compartilhados do MGI solicitou que os ministérios abrigados no bloco orientem seus colaboradores a trabalhar remotamente, seguindo os protocolos de segurança.




