Press "Enter" to skip to content

Explosão seguida de incêndio atinge hospital de oncologia no Paraná 

Última atualização 31/10/2023 | 14:45

O Ambulatório de Oncologia e Hematologia do Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba, no Paraná, sofreu uma explosão, seguida de um incêndio, na manhã desta terça-feira, 31. O local danificado era onde as crianças recebiam tratamento de quimioterapia.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, um funcionário do hospital, de 39 anos, ficou ferido. A instituição informou que o homem teve queimaduras de segundo grau na perna direita e que o estado de saúde dele é considerado estável.

O hospital também relatou que a explosão e incêndio ocorreram antes dos atendimentos médicos da manhã, por isso, não havia nenhuma criança ou outros pacientes.

Através de uma nota, o hospital informou que a causa do acidente foi um possível vazamento na rede de oxigênio no setor de oncologia e hematologia do hospital, o que será investigado pelo Corpo de Bombeiros.

“Para manter o atendimento aos pacientes, a instituição está preparando um espaço alternativo. Todas as equipes do Hospital estão empenhadas para organizar os espaços atingidos e de realocação e para que tudo normalize o quanto antes.”

Atendimentos no Serviço de Ortopedia, além de exames de ecocardio, holter, eletroencefalo e raio-x, serão agendados.

Nota completa do hospital

“Uma explosão, seguida de um incêndio ocorreu no Ambulatório de Oncologia e Hematologia do Hospital Pequeno Príncipe, onde as crianças recebem o tratamento de quimioterapia, por volta das 7h30 desta terça-feira, dia 31. No período, ainda não haviam pacientes, pois o atendimento nesta unidade inicia às 8h.

Aparentemente, a causa foi um vazamento na rede de oxigênio, o que ainda será confirmado pelo Corpo de Bombeiros. A equipe de manutenção foi chamada assim que a enfermagem detectou o vazamento, que gerou a explosão.

No espaço, estavam presentes dois colaboradores, da enfermagem e da manutenção. Esse último colaborador, de 39 anos e que atua há três anos no Pequeno Príncipe, sofreu queimaduras leves e foi encaminhado para atendimento.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e quando chegou já não havia mais riscos, porque o fogo foi contido pela Brigada de Incêndio do Hospital. A atuação deles foi fundamental para que o incêndio não se alastrasse para as demais áreas.

Por ora, os atendimentos no Serviço de Ortopedia – localizada ao lado do setor atingido pelo fogo – e exames de ecocardio, holter, eletroencefalo e raio-x serão reagendados para o mais breve possível. O Ambulatório de Oncologia e Hematologia foi devastado pelo incêndio e será necessário reconstruí-lo total. Para manter o atendimento aos pacientes, a instituição está preparando um espaço alternativo. Todas as equipes do Hospital estão empenhadas para organizar os espaços atingidos e de realocação e para que tudo normalize o quanto antes.

O Hospital Pequeno Príncipe se solidariza com o colaborador ferido, pacientes, famílias e demais equipes impactadas e reforça que está atuando para que os atendimentos sejam restabelecidos com qualidade e segurança para os pacientes, familiares e profissionais o mais breve possível.”

Assista ao vídeo de como ficou o hospital: