Explosivos são utilizados pela FAB para interceptar mísseis guiados por calor
Quatro artefatos explosivos de uso exclusivo da Força Aérea Brasileira (FAB) caíram em fazendas de Jaraguá. Utilizadas em treinamentos da corporação, as armas conhecidas como flares foram detonadas pela Polícia Militar.
O flare tem cerca de 15 centímetros, e é usado para interceptar mísseis guiados pelo calor. Trata-se de um objeto feito com material inflamável, que produz efeitos de luz parecidos com fogos de artifício ou sinalizadores de emergência. Quando lançado pelo piloto, a alta temperatura atrai o míssil, que não consegue atingir a aeronave.
Segundo o Comando da Aeronáutica, os artefatos são os mesmos usados em treinamentos de aviões que saem da Base Aérea de Anápolis para fazer simulações de combate na região. A corporação informou que abriu uma investigação técnica para apurar o caso.
Os explosivos foram encontrados por fazendeiros de Jaraguá nos últimos 20 dias. A inscrição em inglês com o alerta de que se tratava de um objeto “explosivo e inflamável” assustou os produtores rurais e vários moradores da cidade.
Com informações da TV Anhanguera