A Expo Indústria 2025 reúne mais de 60 mil pessoas e destaca revolução da IA
Feira celebra dez anos consolidando o Maranhão como polo de inovação, tecnologia e negócios
A 6ª edição da Expo Indústria Maranhão encerrou com um público recorde de mais de 60 mil visitantes, que circularam pelo Multicenter Negócios e Eventos, em São Luís, entre os dias 2 e 5 de outubro. Realizada pelo Sistema FIEMA (CIEMA, SESI, SENAI, IEL e Federação) e Confederação Nacional das Indústrias (CNI), com correalização do Sebrae-MA e do Governo do Estado, a feira celebrou dez anos de história, reafirmando-se como o maior evento industrial do Norte e Nordeste.
Com o tema “Inteligência Artificial: Uma Nova Revolução”, a edição de 2025 mostrou como a IA já está integrada ao cotidiano das empresas e da sociedade. Para o presidente da FIEMA, Edilson Baldez, o evento foi um marco de aprendizado e transformação. “A inteligência artificial depende da convivência e de muitos aprendizados. Ela não está presente apenas nas empresas, mas também nas nossas vidas, no dia a dia. Na Expo Indústria, especialistas mostraram, em painéis, palestras e rodadas de negócios, diferentes formas de aprendizado”, afirmou.
Segundo Baldez, o legado da feira foi plenamente alcançado ao longo dos quatro dias. “As empresas mostraram seus produtos, fizeram negócios e se conectaram com o público. O tema foi atual e oportuno, refletindo o que há de mais relevante para o futuro da indústria maranhense”, destacou.
Experiências múltiplas
Com 250 estandes, Expo Summit, Plenarium, Arena de Crédito, Terminal de Inovação, Expo Challenger, Expo Fornecedores e uma ampla praça de alimentação, a Expo Indústria 2025 reafirmou seu papel como um ambiente multisetorial de negócios, conhecimento e lazer. A Expo Indústria é polivalente.
O Expo Summit foi um dos espaços mais concorridos, reunindo painéis e palestras silenciosas sobre sustentabilidade, transição energética e o protagonismo do Maranhão na construção de uma indústria mais eficiente e sustentável. Já a Arena Crédito concentrou oportunidades de negociação e orientação financeira, enquanto as rodadas de negócios geraram conexões estratégicas entre empreendedores, investidores e instituições
A presença do governador Carlos Brandão, do prefeito de São Luís, Eduardo Braide e do presidente da CNI, Ricardo Alban, reforçou o diálogo entre o setor produtivo e o poder público. “A comunicação é facilitada quando há o interesse conjunto em criar um ambiente propício para discussão de novos e atuais negócios”, ressaltou o presidente da FIEMA.
Terminal de Inovação na Expo Indústria Maranhão 2025 — Foto: 9D
Educação e Inovação
A feira também foi um espaço de formação e de construção de uma cultura voltada à inovação. O Serviço Social da Indústria do Maranhão (SESI-MA) apresentou novas metodologias de ensino adaptadas às demandas do mercado industrial maranhense. “Mudamos a forma de ensinar e de aprender. A nova geração quer ferramentas, não apenas conteúdo. Por isso, nossos cursos são baseados em pesquisas com empresas locais”, enfatizou o superintendente interino do SESI-MA, César Miranda.
Além do estande do SESI, o público conheceu as iniciativas do SENAI no campo da inteligência artificial. Por meio de palestra com Giseli Araújo, foi apresentada na Expo Indústria Maranhão a plataforma NAI, que será lançada em janeiro de 2016. No estande do SENAI, foram apresentados projetos de alunos e professores com aplicação para IA. Além da edição maranhense do RoadShow Brasil Mais Produtivo. Para o diretor regional do SENAI Maranhão, Raimundo Arruda, o SENAI tem atuado em muitas frentes. O que buscamos levar aos nossos alunos é um tipo de aprendizado que os capacite a transformar a indústria no Maranhão. Na Expo Indústria, conseguimos apresentar um pouco de nosso trabalho intenso”, comenta.