Exportação de carne bovina para China é suspensa após casos de ”vaca louca”

A Secretaria de Defesa Agropecuária, Pecuária e de Abastecimento confirmou dois casos atípicos de ”mal da vaca louca” (Encefalopatia Espongforme Bovina) em frigoríficos de Nova Canaã do Norte (MT) e de Belo Horizonte (MG).

Estes são o quarto e quinto caso atípicos registrados em mais de 23 anos de vigilância para a doença. Segundo o ministério: “O Brasil nunca registrou a ocorrência de caso de EEB clássica”, afirmou a pasta em nota neste sábado (4).

“Todas as ações sanitárias de mitigação de risco foram concluídas antes mesmo da emissão do resultado final pelo laboratório de referência da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), em Alberta, no Canadá. Portanto, não há risco para a saúde humana e animal”, informou o ministério.

Após a confirmação dos casos, na última sexta-feira (3), o Brasil notificou oficialmente à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), conforme preevem as normas internacionais.

Com os casos, a importação da carne bovina para a China foram suspensas temporariamente, em cumprimento ao protocola sanitário firmado entre o país e o Brasil.

A medida passa a valer a partir deste sábado e dará até que as autoridades chinesas concluam a avaliação das informações já repassas sobre os casos.

O que é a doença?

Doença da ”Vaca louca” é adquirida por seres humanos ao ingerir produtos de carne contaminados. A doença rara pode causar demência e morte.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Menina de 2 anos desaparecida é encontrada dormindo em guarda-roupa no Paraná

Uma menina de 2 anos, dada como desaparecida, foi localizada dormindo dentro de um guarda-roupa na própria residência, em Rolândia, Paraná. O caso aconteceu na tarde desta terça-feira, 24, e mobilizou a Polícia Militar após a família acionar as autoridades.

Segundo relatos da avó, que estava responsável pela criança no momento, as duas brincavam na sala quando ela se distraiu por alguns instantes. Logo depois, percebeu que a menina não estava mais no local e notou que o portão da casa estava aberto.

Preocupada, a avó descreveu à polícia como a neta estava vestida, o que deu início a buscas na região. Enquanto o registro da ocorrência era realizado, a criança foi encontrada dormindo dentro de um guarda-roupa, para alívio de todos.

A Polícia Militar do Paraná reforçou a importância de atenção redobrada com crianças pequenas e destacou que, felizmente, o desfecho do caso foi positivo.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp