O Passeio das Águas Shopping, em parceria com a Goiás Turismo, realiza entre os dias 20 e 29 de julho, a exposição Circuito Cavalhadas de Goiás. O intuito é valorizar e fomentar a cultura popular goiana. Serão expostas vestimentas e paramentalhas dos cavaleiros, além de outras particularidades que caracterizam essa grande festa.  A mostra é gratuita e funcionará de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 11h às 21h.

As Cavalhadas são representações baseadas nas tradições de Portugal e da Espanha na Idade Média. O teatro é ambientado no século VIII, na região dos Pireneus, simbolizando o combate entre o exército cristão de Carlos Magno e os muçulmanos da Mauritânia para decidir quem detinha a fé verdadeira. Ao final, os cristãos vencem os mouros, que se acabam convertendo ao cristianismo.

No sábado, dia 21 de julho, a programação será especial, com música da banda marcial Lira Jaraguaense e apresentação da Cavalhadinha, uma versão infantil da encenação da batalha entre Mouros e Cristãos, a partir das 17 horas.

O Circuito Cavalhadas de Goiás valoriza a tradição, preserva e incentiva a retenção da história, folclore e religiosidade do povo goiano e destaca o espetáculo nos municípios de Corumbá de Goiás, Crixás, Hidrolina, Jaraguá, Palmeiras de Goiás, Pilar de Goiás, Pirenópolis, Posse, Santa Cruz de Goiás, Santa Terezinha de Goiás e São Francisco de Goiás.

“As Cavalhadas são as manifestações artístico-culturais mais tradicionais de Goiás. A encenação é um show de cores, beleza, história e demonstração de fé que perduram por séculos. Por isso, é com muita alegria e emoção que trazemos um pouquinho desse universo para os nossos clientes”, afirma a gerente de marketing do Passeio das Águas Shopping, Isa Lucena.

O presidente da Goiás Turismo, Leandro Garcia, também ressalta a importância desta iniciativa. “Goiás tem várias potencialidades turísticas e essa exposição que leva um pouco do Circuito das Cavalhadas ao Passeio das Águas Shopping é uma forma de fazer com que cada vez mais pessoas conheçam nossa cultura e se encantem com o que temos de melhor. Eventos como esse fomentam o turismo e assim, movimentam e fortalecem a economia do estado”.

Isso vai fechar em 0 segundos