Exposição “Ecos: Entre Vozes e Existências” na PUC-Campinas

A Galeria da Faculdade de Artes Visuais da PUC-Campinas recebe a exposição “Ecos”

A abertura aconteceu no dia 21 de novembro e a visitação poderá ser realizada até o dia 5 de dezembro

1 de 2 — Foto: Crédito: Divulgação

— Foto: Crédito: Divulgação

A Galeria da Faculdade de Artes Visuais da PUC-Campinas, localizada no prédio H07 do Campus I, recebeu no dia 21 de novembro, a exposição “Ecos: Entre Vozes e Existências”, que irá apresentar um conjunto de produções artísticas referente aos trabalhos de conclusão do curso (TCCs) de Licenciatura em Artes Visuais da PUC-Campinas.

A ideia da exposição coletiva, que seguirá até o dia 5 de dezembro, aberta ao público somente no período noturno, é estabelecer um diálogo profundo entre memória, identidade, expressão e existência, no qual os artistas docentes buscaram explorar, através de suas obras, as suas experiências individuais e a sua relação com o mundo ao redor.

2 de 2 A Galeria da Faculdade de Artes Visuais da PUC-Campinas, que receberá a exposição, está localizada no prédio H07 do Campus I, na Escola de Linguagem e Comunicação (ELC). — Foto: Crédito: Divulgação

A Galeria da Faculdade de Artes Visuais da PUC-Campinas, que receberá a exposição, está localizada no prédio H07 do Campus I, na Escola de Linguagem e Comunicação (ELC). — Foto: Crédito: Divulgação

Os artistas que contarão com obras expostas são: Adriano Lehn, Artur Torresan, Gabriel Camargo, Danielle Camargo, Isabela del Passo, Isadora del Passo, Larissa Brandão, Leonardo Lendário, Olívia Dias, Tami Vanini e Zero Teodoro.

Conceito de “eco”

O conceito de “eco”, que conecta todas as produções, representa não somente a reverberação física do som, mas expande-se para incluir a repercussão emocional e o impacto que os seres vivos têm em seu entorno. Através de diferentes formas de arte, a exposição convida o público a refletir sobre como nossas existências se entrelaçam e reverberam umas nas outras.

A diversidade temática, técnica, processual e a forma de expor os trabalhos evidencia a heterogeneidade desse coletivo, ecoando as teorias de pesquisa em arte e arte educação que norteiam as investigações poéticas desenvolvidas para a exposição.

Tais teorias têm em comum que os caminhos da expressão artística e seu ensino são incertos, que cada artista-professor traça uma trajetória própria e única a partir de sua poética e que os papéis de artista e docente estão intimamente interligados. Ao final, os trabalhos expostos buscam ecoar quem os artistas são como pessoas, artistas e educadores.

Serviço

Abertura: 21/11/2024, às 20h50.

Período de visitação: de 21/11 a 5/12.

Horário para visitação: Período noturno.

Local: Galeria da Faculdade de Artes Visuais – Prédio H07 do Campus I da PUC-Campinas.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Plataforma Observa: Regras e Cadastro para Caminhões em Piracicaba

Entenda como vai funcionar sistema que fiscaliza circulação de caminhões no Centro de Piracicaba

Motoristas de veículos acima de três eixos precisam de autorização para trafegar em pontos restritos. A partir desta sexta (27), será obrigatório o cadastro na nova plataforma.

Piracicaba disponibiliza plataforma para fiscalizar circulação de veículos pesados.

Piracicaba disponibiliza plataforma para fiscalizar circulação de veículos pesados.

Os motoristas de caminhões acima de três eixos que precisam de um termo de autorização para trafegar na área central de Piracicaba (SP), em pontos restritos, e, partir desta sexta-feira (27), também devem fazer o cadastro obrigatório por meio de uma nova plataforma digital. Entenda como funciona, abaixo.

O novo sistema de controle de tráfego disponibilizado pela Secretaria de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran) de Piracicaba, chamado Observa, permite o cadastramento e a liberação online para circulação em áreas restritas do Centro.

Segundo a prefeitura, as placas inseridas no sistema serão automaticamente cadastradas na Semuttran. Assim, os radares e leitores de placas terão esses dados integrados.

Após o cadastro, é preciso preencher o requerimento para autorização de circulação, que continua obrigatório.

O cadastro também vale para qualquer tipo de caminhão que precise acessar área restrita no Centro da cidade e aqueles com carga perigosa e excedente.

Acesso e Cadastro

O sistema deve ser acessado via Sem Papel, clicando em Mobilidade Urbana – Trânsito e, na sequência, clicar no tipo de autorização necessária que pode ser:

– Acesso Por Tempo Determinado em Áreas Restritas
– Circulação de Caminhões Acima de 3 Eixos Pelas Vias da Cidade
– Transporte de Carga Excedente e/ou Perigosa

Após a seleção, é preciso:

– clicar no botão ‘Solicitar’ que vai levar o usuário direto para o sistema Observa, onde deverá iniciar o cadastro
– No cadastro, o motorista deve informar se é pessoa física ou jurídica, número da CNH e demais informações solicitadas
– Dentro da plataforma, é preciso clicar em Minha Conta e registrar informações pessoais, como endereço e telefone
– Concluindo o cadastro, o motorista deverá acessar o campo Meus Veículos e proceder para o cadastro do veículo, informando Renavam, placa e outros quesitos.

Circulação

Após o cadastro na plataforma Observa, os motoristas devem seguir com o preenchimento do requerimento de autorização, que já era obrigatório antes da disponibilização da plataforma digital Observa. O solicitante deverá detalhar sua rota de circulação.

O cadastro no Observa não desobriga a emissão do requerimento de autorização.

O termo de autorização não gera direito imediato de circulação. Os pedidos serão submetidos a uma análise pela Semuttran e, caso todas as informações estejam corretas e em conformidade com os requisitos estabelecidos, a autorização será liberada e emitida no sistema.

Os endereços restritos, assim como as rotas alternativas, estão disponíveis também no sistema Sem Papel da Prefeitura.

Fiscalização

Recentemente, a Prefeitura instalou 22 novos equipamentos de fiscalização eletrônica, sendo sete deles para identificar e multar caminhões acima de três eixos que rodam na cidade, em locais proibidos. Os locais que receberão a fiscalização de caminhões acima de três eixos foram estudados e aprovados com base nos dados da pasta – o objetivo é limitar e não proibir o acesso.

Vídeos: Tudo sobre Piracicaba e Região

Veja mais notícias da região no DE Piracicaba.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp