Exposição inédita leva ilusões de ótica ao Passeio das Águas Shopping

O Passeio das Águas Shopping irá receber uma Exposição Interativa Ilusão de Ótica. Os organizadores prometem unir muita diversão e aprendizado em um só lugar. A mostra, que é inédita no Brasil, começa no dia 1º de setembro e vai até 1º de outubro.

A Expo Ilusão conta com 13 atividades que são totalmente interativas e estarão espalhadas pelos corredores do centro de compras. Atrações como a Sala da Relatividade, Imagem Secreta, Painéis Ilusões 3D e Quadros com Imagens em Movimento trazem experiências divertidas no universo da ilusão de ótica.

Outras curiosidades que o público poderá encontrar são: Portal da Ilusão, Túnel da Vertigem, Painéis Ilusórios, Objetos Quadrados, Vaso que Forma Rostos, Dobradura 3D, Game Quiz Desafios de Ilusões, entre outros. Todas as atividades terão um mural explicando como funciona cada ilusão.

A atração é gratuita e contará com monitores para orientar os visitantes nos experimentos interativos. O horário de funcionamento será de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 11h às 20h.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Pesquisa aponta que 49% dos brasileiros acreditam em melhorias no país em 2025

Um levantamento realizado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) revelou que 49% dos brasileiros acreditam que o país terá melhorias em 2025. O índice permanece estável em relação à pesquisa de outubro, mas registra uma queda de 10 pontos percentuais comparado a dezembro de 2023, quando o otimismo atingiu 59%.

A percepção de piora aumentou entre os entrevistados: 28% acreditam que o Brasil irá piorar em 2025, uma alta de cinco pontos em relação a outubro (23%) e de 11 pontos frente a dezembro do ano anterior (17%).

O levantamento, divulgado nesta quinta-feira, 26, foi realizado pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) entre os dias 5 e 9 de dezembro, com 2 mil participantes de todas as regiões do país.

Sobre o desempenho do Brasil em 2024, 66% dos entrevistados afirmaram que o país melhorou (40%) ou permaneceu igual (26%) em comparação a 2023. No entanto, essa soma representa uma queda de 13 pontos em relação a dezembro de 2023, quando 79% acreditavam que o cenário havia melhorado (49%) ou permanecido estável (30%).

A percepção de piora em 2024 alcançou 32% em dezembro, marcando um aumento significativo em relação aos 20% registrados no mesmo período do ano anterior.

Para Antonio Lavareda, presidente do Conselho Científico do Ipespe, os resultados refletem um equilíbrio entre otimismo e cautela. “O ano teve aspectos positivos, como o aumento do emprego, mas foi marcado por fatores adversos, como seca, queimadas e notícias sobre alta da Selic, juros e inflação”, explicou Lavareda.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp