Exposição “Nascente” na Unifor: Arte, Performance e Ecossistemas Naturais em Debate

Unifor debate arte e vida na exposição “Nascente”, de Ana Cristina Mendes

Essa edição do Conversa com Artista, evento promovido pela Divisão de Arte e Cultura da Unifor, vai abordar a conexão entre corpo, performance e ecossistemas naturais. O bate-papo será conduzido por Ana Cristina Mendes, Pablo Assumpção e Lucas Dilarcerda.

A Universidade de Fortaleza – instituição da Fundação Edson Queiroz – realiza, no próximo dia 5 de dezembro, às 19h, mais uma edição do projeto Conversa com Artista, que terá como tema “Re-nascente: uma conversa sobre arte e vida”. Promovido pela Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária, por meio da Divisão de Arte e Cultura, o evento será realizado na exposição “Nascente”, localizada em uma das galerias térreas do Espaço Cultural Unifor.

Inspirada nas obras da artista Ana Cristina Mendes, a conversa explora as poéticas corporais e audiovisuais que reimaginam os fluxos d’água e energéticos, conectando territórios, seres vivos, tempos e espaços. A performance artística, destacada por sua capacidade de “des-habituar, des-mecanizar, escovar à contra-pelo”, será o ponto de partida para a troca de ideias entre os convidados Pablo Assumpção e Lucas Dilacerda, além da própria artista.

A proposta do evento é transformar a exposição “Nascente” em espaço de reflexão coletiva, em que a “Re-nascente” represente o potencial do trabalho artístico como recomposição dos ecossistemas naturais, sociais e afetivos. O diálogo buscará integrar os gestos performativos às coordenadas sensíveis do mundo e do futuro. Segundo a professora Adriana Helena Moreira, Vice-Reitora de Extensão e Comunidade Universitária, o Conversa com Artista reforça o papel da arte como elemento transformador.

A exposição “Nascente”, da artista Ana Cristina Mendes, aborda os entrelaçamentos da natureza com a mitologia, representados de maneira única. A mostra está distribuída em várias salas, cada uma com uma temática específica que explora diferentes aspectos da relação entre o ser humano e o ambiente natural. Obras como “Vídeo Nascente” e “Sonhário” utilizam elementos como água e terra para criar uma experiência imersiva que convida os visitantes a refletir sobre as origens e a constante transformação da natureza.

A exposição se aprofunda nas conexões culturais e históricas do Nordeste com peças como “Sertão de Fora” e “Bichos do Rio”. Essas obras exploram lendas locais e a rica biodiversidade da Região. A mostra se torna mais íntima com “Oceano[in]vestido”, “Enquanto por ali discorria” e “Manual de identificação”. Aqui, a artista explora mitologias pessoais e globais por meio de objetos como vestidos e esculturas, que capturam momentos e emoções, refletindo sobre as jornadas pessoais e coletivas em relação à natureza.

Ana Cristina Mendes é artista-pesquisadora, mestra em Artes pelo PPGArtes ICA-UFC. Desenvolve sua pesquisa tendo o corpo e a subjetividade como eixos, relacionando-os ao desenho, ao tecido e à vestimenta. Participou de exposições coletivas, individuais, residências artísticas em âmbito nacional e internacional. Foi premiada em duas edições da Unifor Plástica, Secultfor e Minc.

Conversa com Artista – Re-nascente: uma conversa sobre arte e vida
Data: 5 de dezembro de 2024
Horário: 19h
Local: Espaço Cultural Unifor – galeria térrea (Av. Washington Soares, 1321 – Edson Queiroz)
* Evento gratuito.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

BBB 25: Dupla de bailarinas de Fortaleza confirmada no DE

BBB 25: bailarinas de Fortaleza formam dupla confirmada no programa

Renata e Eva são amigas desde criança, quando se conheceram em um projeto social. Elas vão disputar como uma dupla, uma das novidades da nova edição do Big Brother Brasil.

Renata Saldanha e Eva Pacheco formam uma das duplas participantes do DE 25.

Tem dupla cearense no Big Brother Brasil 25. A bailarina Renata Saldanha, de 32 anos, e a bailarina e fisioterapeuta Eva Pacheco, de 31 anos, são amigas e foram confirmadas na nova edição do programa na noite desta quinta-feira (9). O DE tem estreia marcada para 13 de janeiro.

“A Eva separada da Renata é ótima, mas a Eva junto com a Renata é, assim, imbatível”, é o que promete Eva quando fala sobre participar do programa ao lado da amiga.

As duas amigas nasceram em Fortaleza e se conheceram na Escola de Desenvolvimento e Integração Social para Criança e Adolescente (Edisca), projeto social reconhecido por oferecer aulas de balé para crianças de comunidades.

A amizade das duas teve início ainda na infância. Renata conta que morava longe do projeto social e precisava se deslocar para ir aos espetáculos. Como não tinha transporte para retornar para casa já tarde, a mãe de Eva oferecia a casa, e as amigas dormiam juntas.

Eva é competitiva e disse que aprendeu a lutar pelo que quer desde cedo, devido ao que aprendeu na dança. Ela, inclusive, gosta de fugir do estereótipo de “patricinha”.

Entre as duas amigas, ela é a mais levada pela emoção, conforme Renata. A amiga define Eva como outra metade dela, já que uma é mais levada pelas emoções que a outra.

Eva faz o estilo de blogueira e influencer nas redes sociais. As publicações são mais voltadas para moda, looks, estética, eventos e viagens, mas ela também publica sobre o trabalho como bailarina.

Renata nasceu na periferia de Fortaleza. Ela é professora de dança e se aproximou da arte ainda criança, com o desejo de mudar a própria vida. Ela faz mais o tipo “personalidade forte” entre as duas amigas.

Eva descreveu a amiga como “autêntica”, “mulher forte”, porém “com um jeito engraçado”. A amiga de Renata disse que ela tem um jeito muito único.

Nas redes sociais, Renata tem um perfil diversificado. Ela gosta de postar desde looks e viagens aos trabalhos como bailarina e professora de ginástica rítmica. Ela também faz várias publicações sobre vida fitness e até algumas dicas de receita.

No novo formato do programa, o prêmio será inicialmente disputado pelos participantes em duplas, que podem ser formadas por familiares e amigos.

O programa tem previsão de estreia para o dia 13 de janeiro. Quem continua na apresentação é Tadeu Schmidt.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp