O Expresso – programa do Governo de Goiás que disponibiliza serviços estaduais nas modalidades digital e presencial – registrou, durante o ano de 2022, índice de 90% de aprovação dos usuários que utilizaram um dos canais de interação com atendimento em local físico. Mais de 240 municípios do Estado contam com uma dessas opções, seja por meio dos balcões (em parceria com as prefeituras), totens de autoatendimento, agências dos Correios ou unidades do Vapt Vupt.
O modelo de avaliação, baseado na metodologia Net Promoter Score (NPS), começou a ser aplicado em março de 2022 e consiste no registro, de forma voluntária, de uma pontuação de zero a 10 para o serviço recebido. O índice final considera a média das notas recebidas nas avaliações, respondidas por cerca de 140 mil usuários que utilizaram um dos canais presenciais do Expresso.
Durante o processo, além de atribuir nota, o cidadão pode registrar comentários ou deixar sugestões de melhorias do atendimento. O procedimento pode ser feito também quando o usuário utiliza o canal digital para acessar os atendimentos do Estado, por meio do site.
O Expresso foi criado com o propósito de facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços estaduais e oferece hoje mais de 100 atividades na modalidade digital. Pensando na democratização do acesso a essas opções, o Governo de Goiás levou também canais presenciais do Expresso para todas as regiões do Estado.
Para o secretário da Administração, Alexandre Demartini, a implantação de postos presenciais é tão importante quanto o esforço de modernização dos canais digitais. “É essencial expandir os canais de atendimento, sem descuidar de nenhum goiano, mesmo aqueles com pouca familiaridade digital. Disponibilizar meios para facilitar a vida do usuário que precisa resolver suas demandas é assegurar garantia plena à cidadania”, pontua Demartini.
No site da Secretaria da Administração (Sead) é possível consultar todos os locais do Estado que contam com algum dos canais presenciais do programa Expresso. Pelo portal Expresso é possível consultar os serviços disponíveis em cada uma das modalidades, bem como estão disponíveis mais de 110 interações pelo endereço eletrônico.