Extensão da pandemia impulsiona e consolida e-commerce no Brasil

Por Bruno Pereira

É difícil falar de vantagens em um cenário de pandemia, mas é evidente a consolidação do setor de e-commerce no Brasil. De acordo com um levantamento da Ebit/Nielsen, o mercado on-line deve crescer 26% em 2021. Não por acaso, dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) mostram um aumento de 400% por mês de lojas físicas que abriram um braço digital para oferecer seus produtos.

Enquanto novas variantes do coronavírus aumentam a possibilidade de confinamentos, o que temos é um reforço no valor do e-commerce como estratégia de vendas e oportunidade para novos empreendedores. Segundo a apuração da ABComm, o número saltou de 10 mil novos e-commerces mensais antes da pandemia para 50 mil desde o início das medidas de isolamento. 

Esse se tornou o grande diferencial na venda de qualquer item. Quem já tinha uma loja virtual de qualquer tipo saiu na frente. Mesmo assim, esse é um setor que ainda tem muito espaço para crescer. Não dá mais para ignorar essa realidade e também é uma oportunidade para ter vantagem competitiva, não importa qual seja o produto.

O que é melhor é que não é necessário recorrer a plataformas muito sofisticadas para começar. O importante é estar no ambiente em que seu público alvo circula, inclusive redes sociais. De acordo com o relatório Panorama do Comércio Móvel no Brasil, do Mobile Time e Opinion Box, roupas, com 43%, e eletrônicos, com 33%, estão entre as categorias que mais cresceram em compras pela internet, ficando atrás apenas de refeição e alimentação, que são essenciais.

Além disso, a busca por métodos alternativos de pagamento seguro e de envio mais rápido foram tendências verificadas nos últimos meses. Ter os produtos certos é só parte do trabalho. O cliente quer liberdade para pagar da forma que funciona melhor para ele e a segurança de receber o que compra no prazo combinado.

É fundamental ter em mente que do outro lado existe uma pessoa também e, partindo disso, dar a ela a experiência que gostaríamos de ter enquanto consumidores. Isso significa que para começar basta ter presença e proximidade.

 

Bruno Pereira
Fundador da Mister Ins e especialista em mercado de importação

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