Fabinho Lisandro, prefeito de Salgueiro, fala sobre programa Primeiro Emprego e reestruturação da UPA 24 horas

Prefeito de Salgueiro, Fabinho Lisandro fala em criar o programa Primeiro Emprego e reestruturar a UPA 24 horas

As afirmações foram feitas em entrevista ao DE R1ª edição desta quinta-feira (23). Fabinho Lisandro (PRD), de 50 anos, assumiu o primeiro mandado no dia 1º de janeiro de 2025.

Fabinho Lisando, prefeito de Salgueiro — Foto: Emerson Rocha / DE Petrolina

O prefeito de Salgueiro, Fabinho Lisandro (PRD), de 50 anos, afirmou que pretende investir na criação do programa Primeiro Emprego, distribuir bolsas para estudantes de baixa renda, buscar parcerias para a reforma das escolas e reestruturar os serviços de saúde pública. As afirmações foram feitas em entrevista ao DE R1ª edição desta quinta-feira (23).

“Estivemos com o Sebrae e o Sest Senat recentemente para que a gente possa buscar alternativas e oportunizar a geração desse primeiro emprego. O programa está sendo desenvolvido com essa parceria e voltado, principalmente, iniciando com o jovem aprendiz e fazendo essa transição até o jovem estudante que está em busca do primeiro emprego”, afirmou Fabinho Lisandro.

O prefeito de Salgueiro também falou sobre a atual situação estrutural das escolas do município, que se encontram depredadas, e propôs parcerias com o apoio do governo federal e estadual para reestruturar as unidades. Além disso, Fabinho Lisandro deu mais detalhes sobre a criação da Bolsa Permanência para estudantes de baixa renda.

“A Autarquia educacional Fachusc Conseguiu resgatar 150 bolsas do Programa Universidade para Todos em Pernambuco (Proupe) para que alunos consigam essa bolsa de até R$ 500 para arcar com isso. Então, esse grande esforço e todos os programas que estão escritos, estão sendo avaliados, mensurando os impactos financeiros para que a gente possa fazer com que o programa e o plano de ação seja extremamente exequível”, destacou.

Na Saúde pública, o prefeito de Salgueiro falou sobre a implantação de mais duas unidades básicas de saúde, a conclusão da base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e a chegada de uma nova unidade móvel de emergência, além de destacar a reestruturação dos serviços oferecidos pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas.

“Estamos fazendo um procedimento de auditoria, revendo contratos, decretamos no início de janeiro um decreto de emergência administrativa financeira e levamos para aprovação da Câmara Municipal, onde temos 60 dias para apresentar um diagnóstico e, em breve, concluir isso de forma muito transparente e muito clara, levando aos órgãos de controle”.

O prefeito de Salgueiro ainda falou sobre segurança, com as propostas de criação da Guarda Municipal e a Patrulha da Mulher, onde destacou que o município precisa se reorganizar com a folha de pagamento, de acordo com o limite da Lei de Responsabilidade Fiscal para prosseguir com os projetos dentro da legalidade.

A entrevista com o prefeito Fabinho Lisandro faz parte de uma série produzida pela TV Grande Rio, com os 23 prefeitos da nossa área de cobertura, empossados no dia 1º de janeiro deste ano.

Distante cerca de 513 km da capital Recife, Salgueiro é um município localizado no Sertão de Pernambuco, onde vivem 62.372 pessoas, o 26º mais populoso do estado, conforme o Censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O município tem uma área de 1 733,7 km² e uma média de 3,04 moradores por domicílio.

Prefeito de Salgueiro, Fabinho Lisandro fala sobe os desafios de gerir o município

QUEM É FABINHO LISANDRO

Fabinho tem 50 anos, é casado, pai de três filhas e formado em contabilidade. Na juventude participou do movimentos estudantis em Recife. Na política foi candidato a deputado estadual nas duas últimas eleições, sendo primeiro suplente em ambas.

Fabinho Lisando, prefeito de Salgueiro — Foto: Emerson Rocha / DE Petrolina

Em 2024 foi eleito prefeito com a maior votação da história de Salgueiro. Ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Fabinho Lisandro declarou a ocupação de contador, com um patrimônio de R$ 6.980.939,99.

VÍDEOS: MAIS ASSISTIDOS DO SERTÃO DE PE

50 vídeos

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp