Fábio Carille, novo treinador do Vasco, se prepara para a temporada 2025: saiba mais no ge Vasco!

Fábio Carille, o novo treinador do Vasco, fez sua primeira visita ao CT Moacyr Barbosa nesta sexta-feira para acompanhar o treino do grupo que se prepara para as primeiras rodadas do Campeonato Carioca. Durante o treinamento, o técnico foi liderado por Ramon Lima, o técnico do Sub-20 do clube. A partir da semana que vem, Fábio Carille será apresentado oficialmente, após o retorno do elenco principal para a pré-temporada do ano de 2025.

A chegada de Fábio Carille como treinador do Vasco foi anunciada no dia 19 de dezembro, em um acordo rápido que resultou em um contrato de um ano. Ao lado dele, estão o auxiliar Leandro da Silva, conhecido como Cuca, o preparador César e o analista Denis Lupp. Este novo desafio marca a continuação da carreira de Carille, que teve passagens por grandes clubes como o Corinthians, Santos, Al-Wehda e Al-Ittihad, além de experiências no Japão e no Athletico-PR.

No último trabalho de Fábio Carille no Santos, ele conquistou o acesso e o título da Série B, levando o clube de volta à primeira divisão do futebol brasileiro. Com um histórico de 53 jogos, somando 30 vitórias, 10 empates e 13 derrotas, o técnico chega ao Vasco com uma bagagem de sucesso e uma reputação de competência. Sua carreira teve início em 2016 como técnico interino no Corinthians, onde foi efetivado e conquistou o Campeonato Brasileiro de 2017.

Além disso, o Vasco já está se movimentando no mercado para a temporada de 2025, com contratações e possíveis saídas de jogadores. A nova comissão técnica liderada por Fábio Carille tem como objetivo montar um time competitivo e preparado para os desafios que virão no Campeonato Carioca e em outras competições. Com a chegada do treinador e sua equipe, a expectativa é de uma nova fase de crescimento e evolução para o Vasco.

Para ficar por dentro de todas as novidades e movimentações do Vasco, não deixe de acompanhar o canal ge Vasco no WhatsApp, onde poderá receber as últimas notícias, contratações e atualizações sobre o clube. Além disso, o podcast GE Vasco é uma ótima opção para ouvir discussões e análises sobre o time, mantendo-se informado e entretido com conteúdo exclusivo. Não perca os próximos passos dessa nova era no Vasco com Fábio Carille no comando. Acompanhe tudo sobre o clube na cobertura completa do ge, Globo e SporTV.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

CBF planeja aumento no número de participantes no futebol feminino em 2025, mas calendário ainda não foi divulgado

Futebol feminino ainda não tem calendário de 2025 divulgado pela CBF

A entidade que comanda o futebol nacional retorna às atividades dia 13 de janeiro e irá marcar data de reunião com os clubes para aprovação de fórmula e calendário. A CBF ainda não divulgou as datas-bases e os regulamentos das competições do calendário do futebol feminino do próximo ano. A princípio, a entidade continuará promovendo as três divisões do Campeonato Brasileiro, Supercopa e Brasileirão de bases. A Confederação Brasileira de Futebol está em recesso até o dia 13 de janeiro, mas avisou no final de 2024, via ofício aos clubes, que iria convocar uma reunião no primeiro mês do ano para debater com as equipes tanto datas quanto regulamentos.

Em 2024, a Supercopa, competição que abre a temporada de futebol feminino no Brasil, foi disputada em fevereiro. O torneio aconteceu na segunda semana do mês e teve Corinthians e Cruzeiro na final. O time paulista conquistou o título após vencer por 1 a 0. De acordo com apuração do ge, a CBF já tem todo o calendário desenhado, mas quer o aval dos times. O encontro proposto pela entidade para bater o martelo sobre 2025, no entanto, ainda não tem data nem hora definidos. O objetivo será discutir o calendário e o formato das competições. Há uma proposta de aumento no número participantes nas duas primeiras divisões do Brasileirão.

Com o novo desenho proposto, primeira e segunda divisão teriam 20 clubes cada, em vez de 16. O objetivo é dar mais competitividade aos torneios. Para ter esse número de times, a ideia da CBF é que tenha uma seletiva no início da temporada para preencher as quatro vagas disponíveis em cada divisão.

Parte dos clubes, como Atlético-MG e Cruzeiro por exemplo, se apresentam esta semana. No caso da Raposa, o time aguarda o calendário para saber quando estreia na Supercopa Feminina. O Galo, por sua vez, aguarda para saber se vai ter a chance de tentar a permanência na elite do Brasileirão, já que foi rebaixado neste ano. A proposta de aumento de número de participantes nas Séries A1 e A2 só será colocada em prática caso os clubes concordem com a ideia da CBF na reunião em janeiro. A entidade enviou comunicado com exclusividade ao ge nesta segunda-feira, dia 6, informou que irá ampliar o investimento nas três divisões do Brasileiro feminino e que irá respeitar a opinião dos clubes.

Alguns times já se posicionaram sobre mudanças sugeridas. O comando do futebol feminino do Grêmio acredita que um playoff atrasaria o calendário e não seria justo em relação à competitividade subir equipes que caíram em 2024. No entanto, vê com bons olhos o aumento de jogos e alterações para a temporada 2026. Em contato com a reportagem, o Palmeiras lamentou o atraso na divulgação do calendário, pois afirma ser prejudicial para o planejamento do clube em relação ao time feminino. Além disso, ressalta que o crescimento da modalidade deve respeitar os regulamentos vigentes e possíveis propostas de alterações serem colocadas no congresso técnico mais adiante.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp