Press "Enter" to skip to content

Fábrica de agrotóxicos falsificados é fechada em Aparecida de Goiânia

Uma fábrica clandestina de agrotóxicos foi fechada nesta quinta-feira (10) após uma ação conjunta entre o Ministério da Agricultura, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e o Batalhão Ambiental da Polícia Militar, em Aparecida de Goiânia. Quatro pessoas foram presas durante a operação.

Os produtos foram feitos sem nenhum controle ou certificação. Os insumos eram importados da China e ficavam guardados em um galpão na Vila Maria. Durante a investigação, foi descoberto um esquema de compra de agrotóxicos vencidos e roubados em um mercado paralelo, para realizar parte da produção dos produtos falsificados. Com essa prática, os produtores rurais tinham desconfiança a falta de qualidade na fabricação dos produtos, com grande parte da produção agrícola perdida. No local foram encontrados rótulos, embalagens e selos de qualidade idênticos a produtos da marca original.

Os auditores fiscais federal agropecuários (AFFAS) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com o apoio da inteligência do IBAMA, da PRF, PCGO/DECAR e PMGO monitoraram o fluxo fiscal e comercial a organização criminosa em vários estados do país durante seis meses.

Sete empresas foram fiscalizadas de forma simultânea, o que rendeu um total de 128 infrações cometidas, que estão entre a manipulação de marcas sem a autorização da empresa produtora até importação de agrotóxicos sem registro no MAPA.

Além dos produtos, foram recuperados 12.715 kg de agrotóxicos furtados, que retornarão para as vítimas dos furtos.