Fabricação do Benzetacil é suspensa temporariamente

A Eurofarma, laboratório farmacêutico que detém o registro comercial da Benzetacil, divulgou na semana passada, que suspenderá a fabricação do seu produto temporariamente. Segundo o mesmo, o medicamento passará por uma validação, que venham a garantir a sua eficácia. O laboratório garante ainda que as unidades que estão à venda não apresentam problema algum, e podem ser utilizadas com segurança, desde que dentro da validade informada na embalagem.

O medicamento possui 40 anos de história e é utilizado para tratamento em diversas situações, principalmente em infecções. Pelo fato de ser amplamente utilizado, a sua falta sempre é ponto de preocupação entre os brasileiros. Em 2015, houve uma enorme crise por conta de sua escassez no mercado, devido à falta de matéria-prima.

Posso substituir a Benzetacil?
Em caso de falta no mercado, a injeção de penicilina G benzatina pode ser adquirida por outro substituto de mesma composição, desde que tenha o consentimento do médico e farmacêutico, a exemplo da Bepeben, medicamento do laboratório Teuto e similar à Benzetacil. Essa alternativa terapêutica também se aplica aos produtos dos fabricantes Fundação para o Remédio Popular (Furp) e Novafarma Indústria Farmacêutica LTDA, que possuem registro na Anvisa para produzir a penicilina benzatina.

Quando a Benzetacil volta?
Em nota, a Eurofarma informa que deseja retomar a fabricação o mais rápido possível, porém não determina um prazo fixo. Alguns portais de notícias chegaram a relatar que essa fabricação pode ser retomada em outubro.

Com informações do farmacêutico Jeferson Machado dos Santos

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Homem é preso por incendiar viatura da PM em Goiânia

Na última quarta-feira, 20, um homem foi preso após provocar um incêndio em uma viatura da Polícia Militar (PM) em Goiânia. O incidente ocorreu na Vila Mutirão, uma região da cidade, mas foi divulgado apenas nesta quinta-feira, 21.

De acordo com as informações, o suspeito utilizou gasolina para atear fogo no veículo, deixado ao lado do carro o galão utilizado para transportar o líquido. Ele confessou o crime logo após ser detido pela polícia.

Em depoimento, testemunhas informaram ter visto o detido comprando combustível em um local próximo onde a viatura estava presa. Câmeras de segurança mostram quando o suspeito sai do local em uma bicicleta.

O suspeito foi encontrado horas depois em uma oficina mecânica no Jardim Colorado, também na capital.

Em nota, a PM informou que a situação foi controlada pelos policiais que estava próximo ao local. O detido, que possuía mandado de prisão em aberto pelo crime de roubo, foi preso em flagrante por dano qualificado.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos