Faça você mesmo: difusor natural que afasta mosquito da dengue

Combate à dengue: veja como fazer difusor natural que espanta mosquito

Secretaria de Saúde do DF divulga receita que pode ser feita em casa com poucos materiais. Pasta alerta que difusor não substitui medidas preventivas contra mosquito.

Difusor sobre uma mesa, em imagem de arquivo — Foto: Secretaria de Saúde do DF/ Reprodução

As chuvas no Distrito Federal alertam para a proliferação do mosquitos da dengue. 😯🦟Uma receita divulgada pela Secretaria de Saúde do DE ensina a fazer um difusor de citronela, planta que espanta os insetos, incluindo o Aedes aegypti, transmissor da dengue.

Segundo a pasta, a citronela é semelhante ao capim santo em aparência, mas possui um aroma diferente. O odor é agradável para as pessoas e ajuda a afastar os mosquitos.

De acordo com a secretaria, o difusor é “seguro, prático e eficaz”. Mas a pasta alerta que ele não substitui as medidas preventivas contra mosquito da dengue, como evitar acúmulo de água parada.

Mulheres cortam citronela para fazer o difusor que espanta mosquitos, inclusive o da dengue — Foto: Karinne Viana/Agência Saúde

Ingredientes necessários:
– 1 ramo de citronela fresca (pode ser encontrado em feiras livres)
– 2 litros de álcool etílico hidratado 70ºGL (disponível em supermercados)
– 1 recipiente de vidro grande
– Frascos menores para distribuição
– Palitos de churrasco

Modo de preparo:
1. Corte a citronela em pedaços pequenos e coloque no recipiente de vidro com o álcool;
2. Cubra o recipiente com papel-alumínio e deixe descansar por sete dias. Agite o conteúdo diariamente;
3. Após uma semana, transfira o líquido para frascos menores;
4. Insira os palitos de churrasco nos frascos e posicione os difusores nos ambientes.

Como saber se você está com dengue e se é grave

Leia mais notícias sobre a região no DE.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Lula indica 11 nomes para diretorias de agências reguladoras: sabatina no Senado fica para o próximo ano

Lula indica 11 nomes para compor diretorias de 8 agências reguladoras

Todos os indicados devem passar por sabatina no Senado, mas as reuniões ficarão
para o próximo ano

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, indicou 11 nomes para compor a diretoria de oito agências reguladoras do país. O apontamento foi oficializado por meio de despachos em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), na noite desta segunda-feira (16/11).

Arthur Watt Neto e Pietro Adamo Sampaio Mendes foram indicados para as vagas de diretor-geral e diretor, respectivamente, da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Já na Agência Nacional do Cinema (Ancine), Patricia Barcelos foi indicada para o cargo de diretora.

A Autoridade Nacional de Segurança Nuclear (ANSN) teve os nomes de Alessandro Facure Neves de Salles Soares, Lorena Pozzo e Ailton Fernando Dias indicados aos cargos, respectivamente, de diretor-presidente, diretora de Instalações Radioativas e Controle e diretor.

Para o cargo de diretor-presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) foi indicado Wadih Nemer Damous Filho. Na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Tiago Chagas Faierstein foi indicado ao cargo de diretor-presidente, e Rui Chagas Mesquita ao de diretor.

Para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) houve três indicações. São elas: Leandro Pinheiro Safatle (diretor-presidente), Daniela Marreco Cerqueira (diretora) e Diogo Penha Soares (diretor).

A Agência Nacional de Mineração (ANM) teve o nome de José Fernando de Mendonça Gomes Júnior indicado para o cargo de diretor. Já Guilherme Theo Rodrigues da Rocha Sampaio foi indicado como diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Todos os nomes, conforme a legislação, precisam passar por uma sabatina no Senado Federal. Os senadores poderão fazer perguntas e aprovar ou não as indicações do presidente da República.

Na noite desta segunda, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, adiantou que as sabatinas ficarão para o próximo ano. Os trabalhos legislativos terminam na quarta-feira (18/12).

Receba notícias do DE no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal de notícias no Telegram.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp