Facebook afirma coletar dados de quem não tem perfil

Facebook afirma coletar dados de quem não tem perfil

Os dados são usados para que o Facebook melhore seu “conteúdo e publicidade”

O diretor de gestão de produto do Facebook, David Baser, reconheceu nesta terça-feira (17), que o Facebook utiliza suas diversas ferramentas de marketing para compilar dados de pessoas que não tem conta na rede social. Para ele, trata-se de uma prática comum no setor. No texto, Baser comentou as “cerca de 40 perguntas” que o presidente da empresa, Mark Zuckerberg, deixou sem resposta em sua audiência declaração perante o Congresso dos Estados Unidos na semana passada para esclarecer como a rede social assegura a privacidade de seus 2,1 bilhões de usuários.

A coleta de dados pela rede social é feita quando um internauta:

  • Em sites de outras empresas, “curte” ou “compartilha” algum conteúdo no Facebook;
  • Usa sua conta na rede social para se registrar em um site ou aplicativo;
  • Acessa um serviço que é cliente de anunciantes do Facebook.

Ainda segundo Baser, essa prática é habitual no setor e é feita por outras grandes empresas. O Facebook consegue incluir informações sobre endereço IP do usuário, navegador ou tipo de sistema operacional utilizado, “porque nem todos os sistemas e dispositivos operam com as mesmas caraterísticas”. Os dados são usados para que o Facebook melhore seu “conteúdo e publicidade”.

Estas esclarecimentos acontecem depois da semana passada, quando Zuckerberg compareceu ao Senado e na Câmara dos Representantes dos Estados Unidos para dar explicações pelo escândalo de Cambridge Analytica. A consultoria política, que trabalhou para a equipe de Donald Trump durante a campanha presidencial norte-americana de 2016, usou as informações dos usuários do Facebook para desenvolver um programa destinado a antecipar as decisões dos eleitores para conseguir influenciá-los.

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Mattel imprime endereço de site pornô em embalagem de bonecas

A gigante do brinquedo Mattel enfrenta um escândalo após um erro na embalagem de suas bonecas temáticas do filme “Wicked”, que direciona os compradores para um site pornográfico. O erro foi descoberto durante o fim de semana, quando usuários nas redes sociais compartilharam fotos da URL impressa na parte de trás das caixas das bonecas da edição especial.
 
Em vez de direcionar para a página oficial do filme no site WickedMovie.com, o endereço leva a um site de filmes adultos. A Mattel, em uma declaração enviada à Associated Press, afirmou que foi “informada sobre um erro de impressão na embalagem das bonecas da coleção Mattel Wicked,” que são principalmente vendidas nos Estados Unidos.
 
“Lamentamos profundamente esse erro lamentável e estamos tomando medidas imediatas para corrigi-lo,” acrescentou a empresa. A Mattel não confirmou se essa ação inclui retirar os produtos não vendidos com o link incorreto das lojas. No entanto, na manhã de segunda-feira, pelo menos algumas dessas bonecas Wicked pareciam não estar mais disponíveis ou fora de estoque em sites como Amazon, Target e no próprio site da Mattel.
 
A empresa está orientando os consumidores que já possuem as bonecas a descartarem a embalagem ou ocultarem o link — e a entrarem em contato com o serviço de atendimento ao cliente da Mattel para mais informações. A coleção especial de Wicked foi lançada no início deste ano, com uma promoção compartilhada no Instagram em julho mostrando Cynthia Erivo e Ariana Grande, que interpretam Elphaba e Glinda no próximo filme da Universal Pictures.
 
O musical da Broadway “Wicked” foi dividido em duas partes para sua adaptação cinematográfica. O primeiro capítulo de “Wicked” será lançado nos cinemas em 22 de novembro, com a parte dois prevista para 2025.

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