Press "Enter" to skip to content

Facebook é multado em mais de R$ 10 milhões por tráfico de animais silvestres

Última atualização 07/07/2022 | 10:03

O Facebook foi multado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em R$ 10,1 milhões por não coibir à venda ilegal de animais silvestres na plataforma digital. Segundo um auto de infração, traficantes de animais silvestras usaram a rede social para vender ao menos 2.227 espécimes sem a devida licença, incluindo animais ameaçados de estinção como a arara-canindé, além de filhotes de jacaré.

A plataforma teria sido omissa ao não proibir o crime, que vem sendo alertado pelo intituto há pelo menos quatro anos. Mesmo sendo proibido por lei e pela própria politica do Facebook desde 2018, o comércio ocorre livremente na rede social.

Estudo

Um estudo feito pela Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres (Renctas) em parceria com a Nortrhumbria Universaty, do Reino Unido, indica que dezenas de milhões de animais selvagens são comercializados por ano no Brasil. A venda ilegal explodiu com o avanço da tecnologia, que criou redes internacionais de contatos.

Na Internet, a maioria dos ‘produtos’ é composta por répteis e aves, segundo a Renctas. São colocados à venda: cobras, tartarugas, papagaios, macacos, iguanas e até mesmo filhotes de jacarés, dentre outros animais.

A quantidade de anúncios é tão grande no Facebook que se mostrou inviável o Ibama multar todas as pessoas que publicam na plataforma. Por isso, o Facebook foi o alvo da ação. Incluindo o WhatsApp, a Renctas estima que cerca de 10 milhões de mensagens são trocadas por dia em redes sociais sobre tráfico de animais silvestres.

Cobras de todas as espécimes também podem ser encontradas na plataforma. (Foto: Reprodução/Metrópolis)