Press "Enter" to skip to content

Fachin vota por suspensão de concurso da PF

Última atualização 21/05/2021 | 15:12

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou pela suspensão das provas do concurso da Polícia Federal marcadas para este domingo (23). Para Fachin, a União não pode impor a realização das provas durante a pandemia, em que municípios e estados adotaram por decreto medidas restritivas em razão da covid-19.

O voto ocorreu durante uma sessão extraordinária no plenário virtual convocada pelo presidente do STF, ministro Luiz Fux. A análise do caso deve ser encerrada ainda hoje. Os ministros analisam o pedido de uma candidata que argumentou que a prova deveria ser adiada em razão do risco de contaminação pelo coronavírus.

A PF, juntamente com o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), responsável pela organização da prova informou na quinta-feira (20), que o concurso está mantido em todo o território nacional. Segundo a corporação, a decisão foi fundamentada por um parecer chancelado pelo ministro da Justiça, Anderson Torres.

Até agora apenas Fachin se manifestou sobre o caso. O ministro apontou que a realização de provas implicará no deslocamento e na concentração de candidatos em municípios e estados, sob o risco de colapso dos seus sistemas.