Press "Enter" to skip to content

Fahrenheit 451: Novo telefilme da HBO mostra futuro em que governo quer queimar todos os livros

A HBO divulgou o primeiro trailer do telefilme de “Fahrenheit 451”, adaptação da obra homônima de Ray Bradbury. Assista acima.

Baseada na obra de Ray Bradbury, Fahrenheit 451 mostra um futuro aterrorizante, no qual as pessoas sofrem lavagem cerebral de programas de televisão idiotizantes de um governo ditatorial. O corpo de bombeiros é obrigado a iniciar incêndios, tendo como alvo qualquer tipo de literatura (451 é a temperatura em graus fahrenheit da queima dos livros).

O protagonista, papel de Michael B. Jordan (“Pantera Negra”), é um desses bombeiros, e o conflito começa quando ele questiona o sistema. Michael Shannon (“A Forma da Água”) faz o chefe e mentor do bombeiro. Já Sofia Boutella (“A Múmia”) vive Clarisse, uma informante que se encontra dividida entre os interesses do protagonista e do mentor.

O livro teve uma versão para as telas em 1966, dirigida por François Truffaut (1932-1984). A nova versão tem roteiro e direção de Ramin Bahrani com Amir Naderi, e seu parceiro de “99 Casas” – longa de 2014 que foi estrelado por Shannon.

Através dos anos, o romance foi submetido a várias interpretações primeiramente focadas na queima de livros pela supressão de ideias dissidentes. Bradbury, porém, declarou que a obra não trata de censura, mas de como a televisão destrói o interesse pela leitura. Entre os temas atribuídos para o romance, o que Bradbury chamou de “força destruidora de pensamentos” da censura nos anos 50, os incêndios de livros na Alemanha Nazista que começaram em 1933 e as horríveis consequências da explosão de uma arma nuclear.

O lançamento do telefilme de “Fahrenheit 451” acontece em maio de 2018, ainda sem data definida.