Faixa sugere autoexame contra câncer de próstata e vira piada na internet

faixa

Uma faixa utilizada pela Câmara Municipal da Serra, munícipio de Espírito Santo, sobre a campanha ”Novembro Azul”, acabou virando piada na internet. O motivo foi a indicação para um ”autoexame” como forma de prevenção ao câncer de próstata. Internautas usaram as redes sociais para questionar se a propaganda era uma montagem ou oficial.

Em nota, a Câmara Municipal da Serra informou que houve um equívoco na informação por uma falha gráfica, e explicou que a correção foi feita na faixa na última sexta-feira (5). Além disso, o órgão reforçou a importância da campanha ”Novembro Azul”, que alerta sobre os cuidados necessários do homem enquanto ao câncer de próstata.

Questionado sobre o autoexame em homens para prevenir o surgimento do câncer de próstata, o médico Cláudio Borges, coordenador do setor de Urologia do Hospital das Clínicas (Hucam), esclareceu que o método não é seguro.

”O homem leigo não tem treinamento para identificar nódulos na região, não é algo simples” diz Claúdio.

Autoexame dos testículos

Já em caso de câncer nos testículos, que afeta homens jovens entre 15 a 35 anos, é possível que um homem faça sozinho uma avaliação prévia quanto ao câncer de testículos. ”Apesar de não haver protocolo definido, o autoexame dos testículos deve ser estimulado, pois, constituiu um hábito importante para detecção precoce do câncer, o qual é bastante raro” afirmou o urologista Cláudio Borges.

Campanha ”Novembro Azul”

O câncer de próstata é o segundo tumor maligno mais frequente em homens. No ”Novembro Azul”, é lembrada a importância do homem em cuidar da saúde e as estratégias de detecção precoce do câncer de próstata.

O exame é recomendado para homens a partir de 50 anos, ou 45 em casos de histórico familiar ou pele negra. Deve ser procurado um urologista para serem orientados sobre aspectos do câncer de próstata e para realizar o rastreamento através do exame sanguíneo do PSA e do toque de próstata.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Corpo é descoberto em trem de pouso de aeronave no Havaí

Corpo Encontrado em Trem de Pouso de Avião no Havaí

No dia 25 de dezembro de 2024, um corpo foi encontrado no trem de pouso de um avião no aeroporto internacional de Honolulu, no Havaí. A descoberta foi feita por funcionários da companhia aérea durante uma inspeção de rotina.

De acordo com as autoridades, o corpo pertence a um homem que ainda não foi identificado. A polícia e a Administração Federal de Aviação (FAA) dos EUA estão investigando as circunstâncias do incidente.

O avião, um Boeing 767, havia chegado de San Francisco algumas horas antes da descoberta. Os passageiros e a tripulação já haviam desembarcado quando o corpo foi encontrado.

As autoridades acreditam que o homem pode ter se escondido no trem de pouso do avião durante a viagem, mas as causas exatas da morte ainda são desconhecidas. A polícia está trabalhando para identificar o homem e entender como ele conseguiu acessar a área restrita do avião.

O incidente causou surpresa e preocupação entre os passageiros e funcionários do aeroporto. A companhia aérea emitiu um comunicado expressando sua tristeza e cooperando plenamente com as investigações.

A investigação está em andamento, e as autoridades pedem que qualquer pessoa com informações relevantes entre em contato com a polícia.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp