Uma faixa utilizada pela Câmara Municipal da Serra, munícipio de Espírito Santo, sobre a campanha ”Novembro Azul”, acabou virando piada na internet. O motivo foi a indicação para um ”autoexame” como forma de prevenção ao câncer de próstata. Internautas usaram as redes sociais para questionar se a propaganda era uma montagem ou oficial.
Em nota, a Câmara Municipal da Serra informou que houve um equívoco na informação por uma falha gráfica, e explicou que a correção foi feita na faixa na última sexta-feira (5). Além disso, o órgão reforçou a importância da campanha ”Novembro Azul”, que alerta sobre os cuidados necessários do homem enquanto ao câncer de próstata.
Questionado sobre o autoexame em homens para prevenir o surgimento do câncer de próstata, o médico Cláudio Borges, coordenador do setor de Urologia do Hospital das Clínicas (Hucam), esclareceu que o método não é seguro.
”O homem leigo não tem treinamento para identificar nódulos na região, não é algo simples” diz Claúdio.
Autoexame dos testículos
Já em caso de câncer nos testículos, que afeta homens jovens entre 15 a 35 anos, é possível que um homem faça sozinho uma avaliação prévia quanto ao câncer de testículos. ”Apesar de não haver protocolo definido, o autoexame dos testículos deve ser estimulado, pois, constituiu um hábito importante para detecção precoce do câncer, o qual é bastante raro” afirmou o urologista Cláudio Borges.
Campanha ”Novembro Azul”
O câncer de próstata é o segundo tumor maligno mais frequente em homens. No ”Novembro Azul”, é lembrada a importância do homem em cuidar da saúde e as estratégias de detecção precoce do câncer de próstata.
O exame é recomendado para homens a partir de 50 anos, ou 45 em casos de histórico familiar ou pele negra. Deve ser procurado um urologista para serem orientados sobre aspectos do câncer de próstata e para realizar o rastreamento através do exame sanguíneo do PSA e do toque de próstata.