#FAKE: Filha de Barroso não chora ao ser deportada dos EUA; vídeo é manipulado

23fake3A-filha-de-barroso-nao-chora-ao-ser-deportada-dos-eua3B-video-e-manipulado

É #FAKE que vídeo mostre filha de Barroso chorando ao saber que seria supostamente deportada dos EUA

Mulher que aparece chorando no vídeo é cantora e atriz Selena Gomez. Filha do
presidente do STF não mora nos Estados Unidos, informou a assessoria do
tribunal.

Circula nas redes sociais um vídeo em que supostamente Luna van Brussel Barroso, filha do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso, estaria chorando ao saber que seria, também supostamente, deportada dos Estados Unidos. É #FAKE.

Publicado no Instagram em 26 de julho deste ano, o vídeo mostra uma foto de Barroso ao lado de uma mulher chorando. A seguinte legenda sobrepõe as imagens: “Luna, filha do ministro Barroso, advogada nos Estados Unidos, entra em prantos ao saber que seu visto foi cancelado e que será deportada imediatamente para o Brasil. Perdeu, mané?”. O conteúdo começou a circular dias depois dos Estados Unidos suspenderem os vistos americanos de ministros do STF, incluindo o de Barroso. A decisão também afeta familiares próximos dos magistrados.

O Fato ou Fake identificou que a mulher no vídeo era a atriz Selena Gomez e procurou na internet por “vídeo selena gomez chorando”. A pesquisa levou a uma reportagem do de que repercutia a publicação. Além disso, o conteúdo falso também engana ao dizer que a filha do ministro seria deportada. Em nota por e-mail ao Fato ou Fake, a assessoria de imprensa do STF alertou que as alegações são falsas e que Luna mora no Brasil.

As publicações ganharam força nas redes sociais após os EUA suspenderem os vistos de oito ministros do STF. O governo americano alegou que um dos ministros “criou um complexo de perseguição e censura” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. Um dia depois, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva do PT se manifestou em “solidariedade e apoio” aos ministros atingidos pela decisão. Em resposta, o petista afirmou que o Brasil é um país soberano e “que não aceitará ser tutelado por ninguém”.

A propagação de notícias falsas e manipuladas tem sido uma preocupação cada vez maior, principalmente em um contexto de polarização política e disputas ideológicas. Por isso, é fundamental verificar a veracidade das informações antes de compartilhá-las nas redes sociais. O Fato ou Fake trabalha para desmentir boatos e esclarecer os fatos com base em apuração jornalística criteriosa. Não caia em fake news! Sempre procure fontes confiáveis e verifique a origem das informações antes de compartilhá-las.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp