Tullio Guimarães, ator e diretor que marcou os palcos de teatro da capital, morre aos 61 anos
Dramaturgo foi internado com hemorragia gástrica. No início desta semana, teve diagnóstico de falência dos rins e fígado, quadro que se tornou irreversível.
Tullio Guimarães em entrevista para a TV Globo, em vídeo de arquivo. — Foto: TV Globo
O ator, diretor e dramaturgo Tullio Guimarães faleceu aos 61 anos neste sábado (28), no Distrito Federal. Com 40 anos de carreira, Tullio marcou os palcos e cursos de teatro da capital.
O dramaturgo foi internado no dia 6 de dezembro na UPA do Núcleo Bandeirante com uma hemorragia gástrica. Ele foi transferido para o Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), onde teve o diagnóstico de falência dos rins e fígado, quadro que se tornou irreversível e levou ele à morte.
O velório de Tullio será neste domingo (29), às 10h, no cemitério de Valparaíso de Goiás.
Tullio Guimarães nasceu em Leticia, cidade da Colômbia que fica na fronteira com o Brasil e o Peru. Ele veio para Brasília em 1988, quando ingressou na Faculdade de Artes Dulcina de Moraes.
Em 2022, junto com o também falecido diretor Alexandre Ribondi, circulou com a peça “Volver a Letícia”, um monólogo que celebrava seus 35 anos de carreira, apresentado em Brasília e em diversas outras capitais.
Nos últimos 15 anos, conduziu o grupo teatral Viva a Vida, apenas para maiores de 60 anos de idade. Seu último trabalho foi a peça “Lua, tu és meu Sol”, em agosto e setembro deste ano.
LEIA TAMBÉM:
RETROSPECTIVA: reveja notícias que marcaram o DF em 2024
INVESTIGAÇÃO: corpo é encontrado em matagal no DF; polícia investiga se é de comerciante desaparecido há 2 dias
Leia mais notícias sobre a região no DE DF.