Artista lituana Therese von Behr falece aos 94 anos em Brasília
O corpo da renomada artista Therese von Behr será velado neste domingo no cemitério Campo da Esperança das 14 às 16 horas. O sepultamento está marcado para as 16h30.
Therese von Behr, uma artista radicada em Brasília, nos deixou neste sábado (22/2) aos 94 anos de idade. Nascida na Lituânia e casada com Anatol von Behr, um europeu natural da Estônia, Therese deixa um legado artístico admirável e três filhos: o poeta e escritor Nicholas Behr, o escritor e biólogo Miguel e o ilustrador Henrique, todos engajados em causas ambientais.
A trajetória de Therese a trouxe ao Brasil em 1950 para unir-se a Anatol, com quem mantinha uma correspondência por cartas. O casal mudou-se para Brasília em 1976, onde cultivava uma chácara em Luziânia.
Filha de uma célebre aquarelista polonesa, Anna Romer, Therese von Behr iniciou sua carreira artística desde a infância, retratando temas ligados à natureza da região báltica. No Distrito Federal, ela se encantou com o cerrado e passou a se dedicar à ilustração botânica a partir de 1991, desenvolvendo um estilo único e autêntico.
Nicholas Behr destacou que a mãe não buscava a perfeição fotográfica em suas pinturas, mas sim uma representação da natureza repleta de liberdade estética. Suas obras conferiam uma tensão singular, pois não almejavam a perfeição, refletindo a própria imperfeição da natureza.
O velório de Therese von Behr ocorrerá na capela número 5 do cemitério Campo da Esperança, das 14 às 16 horas, neste domingo (23/2), seguido pelo sepultamento às 16h30.
A comunidade artística e admiradores poderão prestar suas últimas homenagens à talentosa artista, cujo legado continuará vivo através de suas expressivas obras. Que sua arte e paixão pela natureza inspirem gerações futuras a apreciar e preservar a beleza do mundo natural.