Falecimento da Professora Maria Aparecida Soares Ruas, Membra da Academia Mundial de Ciências aos 77 anos

falecimento-da-professora-maria-aparecida-soares-ruas2C-membra-da-academia-mundial-de-ciencias-aos-77-anos

Maria Aparecida Soares Ruas, professora da USP membra da Academia Mundial
de Ciências, faleceu aos 77 anos em São Carlos. Cidinha, como era carinhosamente conhecida, era docente emérita do Instituto de Ciências
Matemáticas e de Computação da USP São Carlos, onde desenvolveu uma carreira de mais de 40 anos e se destacou como referência na matemática brasileira. Além disso, ela também era membra da Academia Mundial de
Ciências.

A morte de Cidinha ocorreu nesta segunda-feira (30) e a causa não foi divulgada. Ela estava passando por um tratamento de saúde e, durante uma cirurgia, não resistiu. O velório em homenagem à professora será realizado nesta terça-feira (1º) a partir das 10h30 no Velório Municipal Nossa Senhora do Carmo, em São Carlos, com sepultamento marcado para às 14h30 no Cemitério Municipal Nossa Senhora do Carmo.

A trajetória de Maria Aparecida Soares Ruas foi marcada por grandes conquistas e reconhecimentos na área acadêmica. Ela tornou-se docente do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em 1981, sendo reconhecida como liderança na matemática brasileira, em especial na área de pesquisa de Teoria de Singularidades. Além de fazer parte da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e do Comitê de Assessoramento de Matemática e Estatística do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Com mais de 80 artigos científicos publicados em periódicos internacionais, a professora participou da produção de cinco livros e orientou alunos de diversos níveis acadêmicos. Ela ocupou cargos de liderança no ICMC, como chefe do Departamento de Matemática, presidente da Comissão de Pós-Graduação, além de ter sido vice-diretora. Sua contribuição para a área da matemática foi amplamente reconhecida, como evidenciado pela sua eleição como membra titular da Academia Mundial de Ciências em dezembro de 2024.

Em nota oficial, o ICMC lamentou a perda de Maria Aparecida Soares Ruas e decretou luto de 3 dias no instituto em sua homenagem. O diretor do ICMC, André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho, destacou a sabedoria, postura e gentileza da professora e expressou gratidão pela oportunidade de aprendizado e convivência com Cidinha. Sua partida deixa uma lacuna na comunidade acadêmica e seu legado de conquistas e inspiração continuará vivo para as futuras gerações de estudantes de matemática.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp