Alceu Collares, ex-governador do Rio Grande do Sul, faleceu aos 97 anos em Porto Alegre. Ele foi o único negro eleito para governar o Estado e também ocupou os cargos de prefeito e vereador na capital gaúcha, além de ter sido deputado federal.
O ex-governador do Rio Grande do Sul, Alceu Collares, nos deixou aos 97 anos, às 2h40 da manhã desta terça-feira (24). Ele estava internado no Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, desde o dia 16 de dezembro, lutando contra uma pneumonia, que acabou resultando em falência múltipla de órgãos.
Collares foi o único negro a governar o Estado e sua trajetória política incluiu passagens como prefeito e vereador em Porto Alegre, além do cargo de deputado federal. Ele enfrentava problemas de saúde há oito anos, quando foi diagnosticado com enfisema pulmonar, e recentemente teve complicações devido a uma pneumonia.
Nascido em 1927 em Povo Novo, na Região da Campanha do RS, Alceu Collares iniciou sua carreira na política após cursar direito na UFRGS e conquistou seu primeiro cargo público como vereador em 1962. Ao longo dos anos, participou ativamente da vida política do estado e foi um dos fundadores do PDT ao lado de Leonel Brizola.
Após anos à frente da prefeitura de Porto Alegre e do governo do estado, Collares decidiu se dedicar a uma vida mais tranquila em um sítio ao lado de sua esposa. Mesmo assim, não deixou de se envolver em novas campanhas políticas, demonstrando seu comprometimento com o serviço público.
As informações sobre velório e enterro de Alceu Collares ainda não foram divulgadas, mas seu legado na política gaúcha será lembrado por muitos. Sua história de superação e compromisso com o bem-estar social o tornaram uma figura importante no cenário político do Rio Grande do Sul.