Hurricane, cão aposentado do Serviço Secreto dos DE, faleceu aos 16 anos. Ele ficou famoso por derrubar um intruso na Casa Branca em 2014. Hurricane, cão da raça pastor belga malinois mais condecorado da história dos Estados Unidos (EUA), morreu na quarta-feira (12/2), em Alexandria, Virgínia. A informação foi confirmada pelo seu treinador de longa data, Marshall Mirarchi, na última segunda-feira (17/2). O cachorro faleceu aos 16 anos.
“Por mais que soubéssemos que esse momento estava chegando, não havia como nos preparar. Sentimos muito a falta dele. Um buraco enorme que nunca poderá ser substituído”, disse Marshall Mirarchi, segundo informações divulgadas pelo portal norte-americano The New York Times.
K9 Hurricane foi um cão de operações especiais do Serviço Secreto dos Estados Unidos. Ele se tornou o cachorro mais condecorado do país por, entre outros vários motivos, derrubar um intruso na Casa Branca em 2014. Hurricane e outro pet atacaram o invasor Dominic Adesanya, de 23 anos, que entrou no gramado norte da Casa Branca quando o ex-presidente Barack Obama e sua família estavam lá dentro. Após o ato heroico, Hurricane foi aposentado por motivos médicos, em 2016. Em reconhecimento ao seu valor, Hurricane recebeu inúmeras honrarias, incluindo o Secret Service Awarded Order of Merit by the People’s Dispensary for Sick Animals. Hurricane também fez história como o primeiro cão a receber a Animals in War and Peace Distinguished Service Medal, o que lhe rendeu um lugar no Guinness Worlds Records.
Depois da aposentadoria, o legado de Hurricane continuou vivo por meio da fundação Hurricane’s Heroes, que ajuda a cobrir despesas médicas de cães de trabalho aposentados. Desde 2020, a instituição cuidou de mais de 150 cachorros desligados do exército e do governo. Em homenagem ao pet, a organização sem fins lucrativos continuará arrecadando fundos para cobrir as gastos com saúde de heróis de quatro pratos aposentados. “Nossa organização, que é o legado do Hurricane, é, para nós, mais importante agora do que nunca”, afirmou Mirarchi.