Falecimento de Janne Ruth, renomada professora e coreógrafa de dança em Fortaleza

falecimento-de-janne-ruth2C-renomada-professora-e-coreografa-de-danca-em-fortaleza

Janne Ruth, professora de dança e coreógrafa, faleceu aos 63 anos de idade. Com formação em balé clássico, a artista e empresária deixou sua marca no cenário da dança cearense desde a década de 1980. Ela lutou contra o câncer por mais de um ano antes de falecer.

Morreu, aos 63 anos, a renomada professora e coreógrafa Janne Ruth, uma das figuras importantes no cenário da dança em Fortaleza. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (3) em comunicado oficial da Escola de Dança Janne Ruth.

De acordo com a instituição, Janne enfrentou um tratamento contra o câncer nos últimos meses e veio a óbito nesta segunda-feira (3). Ainda não foram divulgadas informações sobre o velório.

“Sua força, alegria e comprometimento deixaram uma marca profunda em todos os que tiveram o privilegio de conviver com ela”, declarou a nota divulgada pela escola.

Janne Ruth foi a responsável por fundar o Festival Internacional de Dança de Fortaleza (Fendafor), um evento que promove o intercâmbio cultural entre bailarinos, coreógrafos e grupos diversos desde o ano 2000 na capital cearense.

Nascida em Vitória da Conquista, na Bahia, Janne Ruth Chaves Nascimento Viana foi aluna da Escola de Ballet Hugo Bianchi quando ainda era adolescente e se formou em Balé Clássico e Metodologia do Ensino da Dança. Aos 21 anos, estudou teatro no Rio de Janeiro e realizou diversas graduações em Geologia, Serviço Social, além de mestrado em Dança pela União Internacional de Intercâmbio Cultural, nos Estados Unidos e na França.

Em 1981, a professora fundou o Studio de Dança Janne Ruth, e dez anos depois, a Cia de Dança Janne Ruth, em Fortaleza. A companhia, premiada e baseada no balé clássico, explorou também as linguagens da dança moderna contemporânea, realizando turnês por todo o Brasil e no exterior.

Em 1994, Janne criou a ONG Grupo Bailarinos de Cristo Amor e Doações, uma instituição sem fins lucrativos destinada a atender crianças e adolescentes de comunidades periféricas de Fortaleza. Além disso, ela foi a mente por trás do Festival Internacional de Dança de Fortaleza (Fendafor), que completa 25 anos de existência.

Janne Ruth também coordenou o Fórum e os Grupos de Dança do Ceará, além de contribuir com o cenário da dança cearense como palestrante, jurada, produtora e gestora social e cultural. Sua paixão pela dança e seu legado serão lembrados e celebrados pela comunidade artística e por todos aqueles que tiveram o privilégio de conhecê-la.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp