Falha no aterramento do viaduto da Perimentral Norte, atrasa entrega do BRT Norte-Sul em Goiânia

A suspensão do BRT foi tomada logo após obra sofrer rebaixamento na cabeceira

A entrega da obra de uma parte do BRT Norte-Sul teve que ser suspensa, na manhã desta sexta-feira (15). O motivo foi um rebaixamento na cabeceira do viaduto que está sendo construído no cruzamento das avenidas Goiás Norte e Perimetral Norte.

A princípio, o lançamento da obra deveria ocorrer no aniversário de Goiânia, em 24 de outubro, o que não será mais possível.

Conforme nota da Prefeitura de Goiânia, o rebaixamento observado gerou alterações no calendário e ainda não há previsão de entrega. A partir de agora, será preciso aguardar o estabelecimento de um novo cronograma para, então, definir uma nova data de lançamento para a obra.

Ainda de acordo com a Prefeitura, a decisão de suspender a entrega veio depois do último feriado, 12 de outubro.

Segurança do BRT

De acordo com o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), a inauguração só irá ocorrer “quando houver total segurança para a população e a plena condição de operação.”

Durante a manhã, o prefeito fez uma visita de vistoria ao local, na companha de secretários. Em seu Instagram, ele fez uma postagem falando sobre o episódio. O texto reforçou a importância da segurança para os usuários, antes da liberação do funcionamento do BRT.


O prefeito determinou à Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) que realize um levantamento técnico para identificar e solucionar a questão.

Segundo análise do engenheiro Henrique Teixeira, o rebaixamento do encabeçamento do viaduto ocorreu devido ao recalque do solo existente ou problema na compactação do material do encabeçamento.

“Ambos os problemas, são falhas de execução. É requisito básico a realização de sondagem do solo antes ainda da concepção do projeto. Com essa sondagem, já é possível determinar o tipo de solo e assim adotarem o método mais adequado para a realização do aterro e compactação do encabeçamento”, complementa Henrique.

Henrique também alega que como a detecção do problema ocorreu ainda na fase de obra, não existe risco iminente para os usuários que trafegam na região.

“A obra não pode ser inaugurada dessa forma pois se liberar para o tráfego de veículos, o problema tende a aumentar e aí sim, apresentaria risco ao usuário”, conclui Teixeira.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos