Falso militar da Marinha é detido ao oferecer cursos preparatórios em escolas de SP
Um homem de 31 anos foi detido pela Polícia Militar (PM) em Registro, no interior de São Paulo, por se passar por sargento da Marinha do Brasil (MB) enquanto divulgava cursos preparatórios para concursos militares. Os cursos eram oferecidos pela empresa da companheira dele. Após prestar depoimento, o homem foi liberado mediante assinatura de um termo de compromisso por uso de falsa identidade. Durante a abordagem, a Polícia Civil apreendeu maquininhas de cartão e um distintivo da Marinha com o suspeito. O casal foi abordado na última terça-feira (23), no bairro Agrochá, enquanto divulgava um curso em uma unidade do Sesi. Segundo a PM, os dois já haviam visitado outras escolas em Praia Grande e chegaram a solicitar a presença de agentes em eventos. Diante dessas ações, passaram a ser monitorados pela corporação.
No momento da abordagem, o diretor do Sesi informou que estava em reunião com o casal. O homem havia se apresentado como militar da Marinha, e ambos vestiam uniforme camuflado. Aos policiais, o homem afirmou ser militar da reserva, mas os agentes não localizaram registros que comprovassem a informação. Na sequência, ele confessou que não fazia parte das Forças Armadas e foi conduzido à delegacia. Durante buscas no carro do casal, uma BMW, a PM encontrou seis maquininhas de cartão e uma carteira com o símbolo da Marinha. O caso foi registrado na Delegacia Seccional. A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) informou que realiza diligências para esclarecer os fatos. O DE pediu posicionamento à empresa responsável pelo curso, mas não obteve retorno.
FALSO POLICIAL
Falso policial envolvido em ‘Gabinete do Crime’ é preso no litoral de SP Em 2024, Márcio Ricardo Pereira Mendes, de 45 anos, foi preso em Praia Grande, no litoral de São Paulo. Ele atuava dentro do ‘Gabinete do Crime’ e estava foragido por atuar como falso policial em uma organização criminosa, que inventava crimes para extorquir dinheiro de empresários em Indaiatuba (SP).