Um homem foi preso preventivamente nesta quarta-feira, 21, em Várzea Grande, no Mato Grosso, suspeito de se passar por servidor da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) de Goiás para aplicar golpes. Ele é acusado de faturar mais de R$ 40 mil com a venda de licenças ambientais falsas.
A fraude foi descoberta após a própria Semad acionar o Grupo de Repressão a Estelionato e Outras Fraudes (GREF), da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic). Durante fiscalizações em propriedades rurais nos municípios goianos de Rio Verde, Mineiros e Morrinhos, fiscais da pasta identificaram documentos falsos apresentados por produtores e pecuaristas. Os papéis, supostamente emitidos pela secretaria, prometiam isenção de multas e regularização ambiental em troca de altos valores.
Segundo as investigações, o suspeito já havia sido preso pelo mesmo crime em 2022. Desta vez, ele foi localizado e detido por policiais civis do Mato Grosso. A Polícia Civil de Goiás estima que o homem tenha enganado mais de 40 vítimas no estado. Sua identidade não foi divulgada.