Press "Enter" to skip to content

Falta de exercícios pode desenvolver doenças cardiovasculares e diabetes

Última atualização 21/02/2023 | 15:49

Exercícios físicos ajudam a viver mais e melhor. É o que conclui o primeiro relatório global feito pela Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre a prática de atividades físicas no mundo. Divulgado em outubro do ano passado e realizado por meio de uma parceria entre a OMS e o departamento de nutrição da Harvard School of Public Health, nos Estados Unidos, o estudo traz um dado alarmante: até 2030, cerca de 500 milhões de pessoas no mundo poderão desenvolver problemas cardiovasculares e diabetes devido à falta da prática de exercícios físicos.

Ainda de acordo com o relatório global, mudar essa realidade não é tão difícil assim, já que com apenas 11 minutos de exercício intenso por dia já são o suficiente para impactar positivamente na expectativa de vida das pessoas. Ciente dos benefícios da atividade física para a saúde e para prevenir possíveis lesões, em Goiânia a Consciente Construtora e Incorporadora, desde o último mês de janeiro, leva aos seus colaboradores administrativos aulas de ginástica laboral. A ação ocorre graças a uma parceria entre a empresa e o Serviço Social da Indústria (Sesi) em Goiás, que disponibiliza o trabalho de educadores físicos para orientar sobre a prática correta dos exercícios. As aulas são ministradas sempre às segundas e quartas-feiras, no início do expediente, às 8h15, na central de decorados da empresa, na Avenida T-2, nº 229, no setor Bueno, em Goiânia.

Jhoeny Kássia Ribeiro é uma das colaboradoras mais assíduas nas aulas de ginástica laboral. Ela, que é assistente de orçamentos, decidiu participar da atividade física oferecida no seu local de trabalho com objetivo de colher bons resultados a curto e longo prazo. “É um momento que tiramos para cuidar do nosso corpo. Além disso, eu sei que quem pratica exercícios colherá bons resultados com o tempo, tanto no aspecto físico quanto no metal”. A colaboradora da Consciente acrescenta que já vem sentido esses bons resultados. “Estou mais disposta e durante as aulas temos uma interação muito bacana, que traz mais energia e isso reflete nas nossas atividades no local de trabalho”.

Para a estagiária de educação física e uma das responsáveis por ministrar as aulas, Thaíssa de França, mesmo durando poucos minutos, as aulas de ginástica laboral ocorrem sempre com muito foco e o objetivo de combater o sedentarismo. “Realizamos aulas rápidas de 10 à 15 minutos, duas vezes por semana e com exercícios voltados para as áreas mais afetadas por essas atividades típicas da rotina de um escritório, como as lombares, membros superiores, tronco e toda coluna cervical”, explica. Thaíssa detalha que, durante as aulas, ensina para os colaboradores as técnicas de respiração, alongamentos e correção de postura. “Todos esses exercícios ajudam na prevenção de doenças ocupacionais, no surgimento de dores e lesões”.

De acordo com o coordenador de responsabilidade socioambiental da Consciente, Felipe Inácio Alvarenga, a iniciativa das aulas de ginástica laboral surgiu com a preocupação de levar mais qualidade de vida para o local de trabalho. “Estamos sempre buscando oferecer um ambiente com o máximo de bem-estar possível, visto que são em média 44 horas semanais de trabalho. Portanto, dentro de uma visão da ergonomia, faz-se necessária esses intervalos e alongamentos”.

Academia para colaboradores

Além das aulas de ginástica laboral, a Consciente também disponibiliza para os colaboradores, uma academia de ginástica gratuitamente. O serviço está instalado no canteiro de obras do World Trade Center (WTC), em Goiânia. O espaço fica disponível para os trabalhadores da obra, de segunda a quinta-feira, das 17h às 19 horas, e dispõe de 41 equipamentos, como esteiras, leg press, cadeiras extensoras, polias, extensores e halteres.

Com o projeto Academia na Obra, a empresa já foi premiada durante o 11º Prêmio Top Imobiliário pelo Sindicato das Imobiliárias e Condomínios do Estado de Goiás (Secovi Goiás), em 2016.