Press "Enter" to skip to content

Faltam medicamentos pediátricos nas farmácias de Goiás; veja lista

Última atualização 02/06/2022 | 11:44

As prateleiras das farmácias estão com os estoques totalmente zerados ou quase vazios de uma série de medicamentos, sendo alguns para o tratamento de pneumonia causada pela Covid. Uma das maiores preocupações é que uma das drogas em falta é específica para crianças, público com alta de casos de internação e de óbitos por causa de complicações da doenças.

Segundo o presidente do Sindicato dos Farmacêuticos de Goiás (Sinfar-GO), Fábio Basílio, o desabastecimento é para oito itens. Na lista há anti-inflamatório, bactericida e relaxante muscular para recuperação de pacientes que receberam anestesia. 

Os mais conhecidos pela população são dipirona e Amoxicilina pediátrica que, de acordo com Basílio pode ser substituído por cefalexina e cefadroxila. “O problema é a diminuição da produção na China e Índia. Não normalizaram ainda. Algumas regiões da China estavam em lockdown até esta semana”, explica.

Em Goiás, morte de crianças com SRAG por covid já são metade das registradas em 2021.  O número de óbitos de crianças nos cinco primeiros meses de 2022 representa 67,3% dos que ocorrem no ano passado e o de internação correspondem a 63,3% do total de 2021, conforme dados da  Secretaria Estadual de Saúde (SES Goiás).  

A gravidade da doença, um tipo de pneumonia considerada uma das complicações da Covid, mas que também pode ser causada por bactérias, outros vírus, ou fungo, pode ser evitada com a vacinação. 

 Confira a lista completa de medicamentos em falta nas farmácias goianas:

Dipirona injetável;

Aminoglicosídeos (amicacina e gentamicina)

Imunoglobina humana

Neostigmina

Novamox 400mg

Amoxicilina pediátrica, principalmente de 250mg

Deposteron 200mg

Noripurum 100mg