Press "Enter" to skip to content

Família baiana pede ajuda para encontrar jovem desaparecida em Goiânia

Última atualização 10/11/2021 | 15:08

Ellen Santana dos Santos de 19 anos, está desaparecida desde o dia 30 de outubro. De acordo com familiares a jovem desistiu do trabalho no Mato Grosso e veio para Goiânia de onde ligou para a família e avisou que estaria indo comprar sua passagem para a Bahia, sua cidade natal. No entanto, essa foi a última vez que eles tiveram notícias da jovem.

“Ela ligou pra gente era 10 horas da manhã dizendo que estava indo comprar a passagem para a Bahia. Meio dia a gente ligou para ele novamente e o telefone já estava indisponível”, explicou Marcos Mendes primo de Ellen. 

Bilhete de embarque de Mato Grosso para Goiânia / Foto: Arquivo pessoal da Família

Desaparecimento

A jovem trabalhava em Querencia (MT) e com saudades da família decidiu retornar para a Bahia. Para isso, ela saiu do Mato Grosso no dia 29 de outubro e desembarcou em Goiânia no sábado (30). Ao desembarcar por volta das 10h, Ellen ligou para a mãe e disse que iria sacar um dinheiro para comprar a passagem com destino a Bahia.

Depois de duas horas do último contato com a jovem a família retornou a ligação, porém, ela já não atendia. Após diversas tentativas de contato, o celular de Ellen não recebia chamadas.  Com o intuito de ter notícias da baiana, a família entrou em contato com o ex-chefe da jovem, última pessoa que a viu. Entretanto, ele não sabia dizer onde Ellen estava.

Sem notícias, a família procurou a delegacia da Bahia para registrar um boletim de ocorrências, mas foram informados que eles deveriam registrar a ocorrência em Goiás.

” A gente foi registrar uma ‘queixa’ na Bahia, eles falaram que era em Goiânia. A de Goiânia falou que era no Mato Grosso e a de Mato Grosso jogou para Goiás de novo. A gente mesmo não sabe o que fazer. Estamos desesperados “, contou Marcos. 

Dificuldades

Embora tenham sido feitas várias tentativas, a família não conseguiu registrar um boletim de ocorrências. O Diário do Estado simulou a situação e também encontrou dificuldades no processo. Ligamos para as delegacias civis do Estado do Mato Grosso, Goiás e por fim para a Bahia, porém “uma jogou a responsabilidade para outra” e a família continua sem resposta.

Após o desparecimento de Ellen, Marcos relata que a mãe dela está “em choque, chora dia e noite pedindo a Deus pra encontrar ela viva” contou.

Registro de desaparecimento

Em entrevista ao Diário do Estado, o delegado da Delegacia Estadual de Investigações Criminais de Goiás, Glaydson Carvalho, disse não ter conhecimento sobre o caso.

 “Eu não tenho conhecimento deste fato e acredito que ela (a mãe) não tenha entrado em contato aqui com o grupo de investigações de pessoas desaparecidas, talvez ela possa ter ligado em qualquer outra delegacia e as vezes a pessoa não soube informar o correto”, explicou o delegado.

Posteriormente, o delegado também explicou que a demora em realizar e o boletim pode afetar nas investigações e afirmou que o a ocorrência poderia ser feita na cidade da família.

“A gente precisa investigar esse desembarque dela aqui em Goiânia e se ela embarcou para outro local. Inclusive, demorou muito, já se passou muitos dias, de imediato talvez a gente teria conseguido melhores condições junto a estação rodoviária. Porque algumas empresas nem guarda esse registro de passageiros por muitos dias, rapidamente eles descantam para não ficar ocupando espaço no sistema. Agora a primeira coisa é fazer a ocorrência. A delegacia do Mato Grosso ou da Bahia poderia ter realizado o boletim de ocorrências e nos encaminhar não teria problema nenhum. Do mesmo jeito que eu faço aqui de outros estados. Mas a família pode ir no site da policia civil, ir na delegacia virtual e preencher a ocorrência lá mesmo. “, orientou o delegado.

Delegacia Virtual

Para registrar o boletim de ocorrências basta acessar o site da Polícia Civil e clicar na opção Delegacia VirtualEntretanto é burocrático e o amigo ou familiar que for realizar o registro precisa ter em mãos os números de documentos pessoais da vítima e o endereço exato do ocorrido.

Após as orientação do delegado, a família já está em contato com as autoridades para dar andamento nas buscas por Ellen. Mesmo assim, a fámilia pede para que se alguém souber o paradeiro de da jovem, entre em contato com a mãe dela pelo telefone (73) 999791794.