Família de criança com CPF negativado é indenizada após longa batalha judicial

Família de bebê que ‘nasceu com nome sujo’ é indenizada após 10 anos; entenda

Yohara Isabelly tinha apenas 7 meses quando família descobriu que ela tinha mesmo CPF que uma pessoa endividada. Situação foi revertida após longo processo judicial.

Uma criança, moradora do Distrito Federal, com o mesmo CPF de uma pessoa endividada finalmente conseguiu reverter a situação na Justiça após 10 anos vivendo com o “nome sujo”.

Em julho de 2015, quando Yohara Isabelly tinha apenas 7 meses de vida, a família da menina descobriu que ela estava com restrição de crédito. Só este ano, após um longo processo judicial, ela foi indenizada pela empresa de cobrança em R$ 34 mil.

Isabel de Melo Pontes, mãe de Yohara, conta que levou um susto quando soube que não poderia abrir uma poupança para a filha.

Isabel conta que fez uma peregrinação por órgãos públicos e empresas, e enfrentou um longo processo judicial.

O DE [https://DE.globo.com] questionou a Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP) e a delegacia regional da Receita Federal sobre a duplicidade nos CPFs, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.

De acordo com o defensor público Márcio Del Fiore, em casos como o de Yohara, o primeiro passo é registrar um boletim de ocorrência. Depois, é necessário tentar resolver o problema com as empresas de proteção ao crédito e negociar com o banco ou loja que negativou o nome. Se nada der certo, a pessoa prejudicada pode entrar na Justiça.

Quando Yohara nasceu, Isabel tentou abrir uma poupança para a filha, à época com 7 meses. Mas tudo deu errado quando a gerente do banco contou que a bebê tinha uma restrição de crédito, mesmo que Isabel nunca tivesse comprado nada no nome da criança.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Jovem de 27 anos é baleado em tentativa de roubo na zona oeste de São Paulo

Jovem é baleado durante tentativa de roubo na zona oeste de São Paulo

A vítima foi baleada durante a tentativa de roubo no bairro Rio Pequeno. O jovem, de 27 anos, está internado no Hospital das Clínicas.

São Paulo — Um jovem de 27 anos foi baleado durante uma tentativa de roubo no bairro Rio Pequeno, na zona oeste de DE. O crime aconteceu na noite de quarta-feira (11/12) na Avenida Domênico Martinelli.

O jovem foi socorrido e levado ao Hospital e Maternidade Professor Mario Degni, no Rio Pequeno, e depois foi transferido ao Hospital das Clínicas da FMUSP, no bairro Cerqueira César.

Procurado pelo DE, o HCFMUSP informou que o paciente deu entrada, mas não tem autorização para passar o estado de saúde dele.

O caso foi registrado como tentativa de latrocínio no 14° DP (Pinheiros), informou a SSP.

Fique por dentro do que acontece em São Paulo. Siga o perfil do DE SP no Instagram.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Paulo por meio do WhatsApp do DE SP.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp