Família desaparecida no RS: investigação entra na reta final

familia-desaparecida-no-rs3A-investigacao-entra-na-reta-final

Dois meses após desaparecimento de família no RS, investigação entra na reta final

Silvana Germann de Aguiar, 48 anos, desaparecida há mais de dois meses, teria procurado uma delegacia para solicitar medida protetiva contra o ex-companheiro (um policial militar que hoje é o principal suspeito do caso), mas teria desistido. A informação foi confirmada pela advogada dela, Elen Zucatti.

Uma amiga conduziu ela até a delegacia para fazer o registro, uma medida protetiva, e na hora ela desistiu, diz Zucatti. Chegaram até a frente da delegacia, mas a Silvana recusou-se a descer e a realizar o B.O.

Acesse o canal do DE RS no WhatsApp

Além de Silvana, também desapareceram seus pais, Isail Aguiar, 69 anos, e Dalmira Aguiar, 70.

A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para feminicídio (no caso de Silvana), duplo homicídio (dos pais dela) e ocultação de cadáver. Silvana integra, inclusive, a lista oficial de vítimas de feminicídio no Rio Grande do Sul em 2026. Relembre o caso abaixo.

Silvana Germann de Aguiar, Dalmira Germann de Aguiar e Isail Vieira de Aguiar — Foto: Imagens cedidas/Polícia Civil

O único suspeito é o policial militar e ex-companheiro de Silvana, Cristiano Domingues Francisco, que está preso temporariamente desde 10 de fevereiro. Ele e Silvana têm um filho de 9 anos.

Segundo a advogada Zucatti, Silvana havia relatado a familiares que temia o comportamento do ex-companheiro:

A Silvana mandou áudio para a própria prima, onde ela [dizia] se sentir ameaçada pelo, então, suspeito.

Em nota, o advogado Jeverson Barcellos, que representa Cristiano, informou que mantém “efetiva colaboração com as autoridades” e que “irá se debruçar sobre a decisão e seus fundamentos, para analisar eventual combate por via de habeas corpus”.

Buscas

Cães farejadores são usados em buscas a família desaparecida em Cachoeirinha — Foto: Reprodução/RBS TV

Equipes do Corpo de Bombeiro Militar (CBM) e da polícia seguem fazendo buscas pela família Aguiar. A mulher sumiu no dia 24 de janeiro e os pais dela, no dia 25 de janeiro. Os agentes estão utilizando cães farejadores para procurar os corpos.

O casal era dono do Mercado Aguiar, na Vila Anair, em Cachoeirinha. A filha era revendedora de cosméticos mas também trabalhava com os pais.

Em entrevista à RBS TV, o delegado Anderson Spier, responsável pela investigação, explica que o inquérito está na reta final e será concluído em seguida. A polícia deve pedir nas próximas semanas a prisão preventiva do homem.

Temos uma quantidade grande de elementos, de indícios, que apontam para a prática do crime pelo suspeito. Já conseguimos realizar uma cronologia dos acontecimentos do dia 24 e do dia 25, comenta Spier.

Spier destaca que o álibi de Cristiano foi descartado. Ele havia declarado que tinha jantado com um amigo na noite em que Silvana desapareceu. O suspeito alegou que eles teriam jogado videogame.

Nós conseguimos provar que ele não esteve nos locais onde ele afirma que esteve. E além disso, ainda tem outras questões com relação a precisão de horários em que ele não conseguiu comprovar onde estava no momento, diz o delegado.

Além disso, Cristiano estava com o celular da Silvana nos dias posteriores ao desaparecimento. Inclusive, levou o aparelho para o serviço, em Canoas.

Motivação

O crime teria sido motivado por desavenças na criação do filho entre Silvana e o ex. A mulher procurou o Conselho Tutelar para relatar que o pai não seguia suas orientações nos cuidados com o filho, que teria restrições alimentares.

A gente tem já na investigação formalizado que a motivação ela passa ali pela questão da tensão existente entre o suspeito e a Silvana com relação à educação do filho.

O delegado afirma que a mãe estaria planejando pedir entrar com um processo judicial contra o pai. Existem informações que também dão conta que ela iria procurar um advogado para tratar questões atinentes à guarda e outros elementos. Então a gente acha que isso pode ter sido o fator, o gatilho, que desencadeou a ação dele.

Outro ponto investigado é a questão patrimonial, pois a família Aguiar tinha muitos bens. Envolvia imóveis, casas de aluguel, apartamentos de aluguel. E a gente sabe que no caso da morte da Silvana e dos pais dela, todos esses bens, numa sucessão, posteriormente, viriam a se tornar propriedade do neto. A polícia ainda aguarda a quebra de sigilo bancário para ver se eles possuíam aplicações ou seguros.

As contas bancárias de Silvana, Isail e Dalmira não tiveram movimentação no período. Em razão disso, a polícia praticamente descarta encontrar a família com vida.

Um mês do desaparecimento da família Aguiar, em Cachoeirinha (RS)

O DEmontou a linha do tempo que detalha os principais acontecimentos da investigação. Confira:

Antes do sumiço

2 de janeiro: Silvana Germann de Aguiar solicita, em um grupo de mensagens, o contato do Conselho Tutelar;

9 de janeiro: Silvana comparece ao Conselho Tutelar para registrar que seu ex-marido, o policial militar Cristiano Domingues Francisco, desrespeitava as restrições alimentares do filho do ex-casal.

O fim de semana dos desaparecimentos

24 de janeiro (sábado): Silvana é vista pela última vez. Uma publicação em seu perfil nas redes sociais dizia que ela havia sofrido um acidente em Gramado, mas que estava bem. Segundo a polícia, o acidente nunca aconteceu e o objetivo da postagem seria despistar o desaparecimento. Imagens de uma câmera de segurança registraram uma movimentação atípica de veículos na noite de 24 de janeiro:

20h34: Um carro vermelho entra na residência de Silvana, e sai oito minutos depois;

21h28: O veículo branco de Silvana entra na garagem da casa;

23h30: Outro automóvel chega ao local, permanece por 12 minutos e vai embora.

25 de janeiro (domingo):

Alertados por vizinhos sobre a postagem, os pais de Silvana, Isail e Dalmira Aguiar, saem para procurar a filha. O casal de idosos tenta registrar o desaparecimento na delegacia distrital, mas a unidade estava fechada;

Segundo a Polícia Civil, após saírem da delegacia, os idosos seguiram para a residência do ex-genro, Cristiano. Em depoimento…

MAIS LIDAS
Unidades municipais premiadas pelo destaque na alfabetização receberão incentivo financeiro
Alan Ritchson, de 'Velozes e Furiosos', é acusado de agredir
Ronaldo Caiado pode ser candidato do PSD à Presidência, afastando
Cláudio Castro amplia poderes do secretário da Casa Civil e
Incêndio de grandes proporções atinge oficina mecânica em Pelotas, RS,
Vila Nova não terá Guto Ferreira na estreia da Copa
Em meio à batalha judicial pela curatela de Anita Harley,