Famílias vítimas de incêndio no bairro da Pedreira recebem auxílio do governo e da comunidade

Ações buscam prestar auxílio às famílias vítimas de incêndio no bairro da Pedreira, em Belém. A Comissão Municipal de Defesa Civil de Belém (COMDEC) receberá doações de roupas, alimentos, material elétrico e móveis. Já a Companhia de Habitação do Pará (Cohab-Pará) iniciou o cadastro dos atingidos para o recebimento do Sua Casa, benefício concedido de forma gratuita pelo Governo do Pará, destinado à construção, reforma, ampliação, melhoria ou adaptação de unidade habitacional.

O incêndio ocorreu na manhã desta quinta-feira (5), e destruiu oito residências de uma vila na passagem Maria dos Anjos. Lucijane Gaspar, uma das vítimas do incêndio, trabalha com reciclagem e assim como seus irmãos, que tinham quatro casas no local, perdeu tudo. “Que Deus abençoe o governador por esse apoio. Isso vai nos ajudar muito. Somos 15 pessoas e morávamos há 50 anos aqui, nesse terreno que herdamos dos nossos pais e onde construímos nossas casas”, disse.

Joelma Gaspar, que é autônoma, conta que morava com mais seis pessoas na casa, e que o incêndio destruiu tudo o que eles tinham. “Ficamos somente com a roupa do corpo. Eu sou a única renda da minha casa e, nem tenho como recomeçar as minhas vendas porque perdi todas as minhas mercadorias”, lamentou.

Durante a visita às famílias, a Cohab fez o levantamento social e de engenharia e orientou sobre os critérios e documentos necessários para acessar o benefício estadual. O programa Sua Casa consiste na concessão de dois benefícios: o auxílio para aquisição de materiais a serem utilizados na construção, reforma, ampliação, melhoria ou adaptação da unidade habitacional; e auxílio para a contratação da mão de obra para a execução do serviço de pedreiro. O valor global do benefício pode chegar até a R$ 21 mil.

As famílias que já foram beneficiadas em outros programas habitacionais, podem ser atendidas de modo excepcional em caso de ocorrência de sinistro, condições mínimas de habitabilidade, vulnerabilidade social e/ou remanejamento. A Comissão Municipal de Defesa Civil de Belém (COMDEC) receberá doações de roupas, alimentos, material elétrico e móveis para ajudar as famílias desabrigadas. As doações poderão ser entregues no prédio da Secretaria Municipal de Esporte e Juventude – Sejel, que fica nos fundos da Aldeia Cabana (Trav. Pirajá, esquina da Pedro Miranda), no horário de 8 às 14h. Maiores informações sobre as doações, através do 984390646.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Violento assassinato de segurança no Icuí captado por câmera de vigilância

Um segurança foi assassinado a tiros no Icuí, em Ananindeua; VÍDEO

Imagens de uma câmera de monitoramento registraram toda a ação criminosa. A arma que a vítima carregava também foi levada pelo criminoso, que fugiu acompanhado por um comparsa.

Câmera flagra momento em que o segurança é alvejado a tiros na Região Metropolitana de Belém

Um segurança identificado como Genario Fernandes da Silva Viana foi assassinado a tiros, próximo à Usina da Paz do Icuí-Guajará, bairro de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, no último sábado (11).

Imagens de uma câmera de monitoramento registraram toda a ação criminosa. A vítima estava em frente a uma residência, com uma mochila e um capacete. O segurança se dirigia a uma motocicleta estacionada na rua, quando foi surpreendido por disparos de arma de fogo de outro indivíduo.

O assassino ainda tomou a arma de Genario que estava em sua cintura e fugiu imediatamente, logo após a chegada de um cúmplice em uma motocicleta.

Sobre o ocorrido, a Polícia Civil (PC) informou que equipes da delegacia do Icuí estão empenhadas em identificar e localizar os responsáveis pelo homicídio do segurança. Além disso, a corporação destacou que testemunhas estão sendo ouvidas e perícias foram solicitadas para auxiliar nas investigações.

Confira outras notícias do estado no DE Pará.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp