Farmacêuticos voluntários fazem atendimento à população na Praça Cívica

Caravana da saúde, do Programa Bem Estar Global, oferecerá consulta, exames e orientações sobre o uso racional de medicamentos

Nesta sexta-feira (11) das 8 às 13 horas, na Praça Cívica, em comemoração ao Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, os conselhos federal e regionais de Farmácia vão participar, pela terceira vez, da caravana da saúde do programa Bem Estar, da Rede Globo. Segundo pesquisas, os danos causados por medicamentos, além de graves, custam R$ 60 bilhões ao ano para o Sistema Único de Saúde (SUS). O maior custo é determinado pelos problemas relacionados às reações adversas (39,3% dos gastos), à não adesão ao tratamento (36,9%) e ao uso de doses incorretas (16,9%) – UFRGS/2017.

O foco da atuação dos farmacêuticos, será o combate às morbidades relacionadas a medicamentos. “Pacientes, principalmente idosos, que fazem uso de diversos medicamentos, podem sofrer com interações medicamentosas, reações adversas e prejuízo grave para a saúde”, alerta Lorena Baía, presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás (CRF-GO). Ela ainda explica que o elevado número de medicamentos prescritos pode desfavorecer a adesão do paciente à terapêutica. “O farmacêutico é o profissional especializado capaz de minimizar e até barrar esses riscos através de uma assistência farmacêutica efetiva”, completa.

Para que os profissionais voluntários possam intervir visando à obtenção do máximo benefício possível nos tratamentos, com o menor risco, o CRF-GO convida a população a comparecer à Tenda da Farmácia, na Praça Cívica, levando seus medicamentos, receitas e resultados de exames laboratoriais, caso tenha. “A intenção é identificar problemas, como uso incorreto e reações adversas, e buscar formas de solucioná-los”, explica a coordenadora do projeto no CFF, Josélia Frade.

Os farmacêuticos também atuarão no rastreamento em saúde, por meio de verificação de parâmetros como pressão arterial, glicemia e colesterol capilar e teste de capacidade pulmonar. Os pacientes que apresentarem resultados alterados serão encaminhados para os serviços de saúde para diagnóstico. Também estarão à disposição na Tenda da Farmácia uma série de outros serviços e procedimentos, confira abaixo.

Serviços oferecidos

  • Consulta farmacêutica,
  • Medida de pressão arterial
  • Orientação sobre uso de dispositivos inalatórios
  • Distribuição de seletores de local de aplicação de insulina
  • Orientação sobre descarte de seringas e perfuro-cortantes
  • Dosagem capilar de glicose e colesterol
  • Oficina de plantas medicinais
  • Atendimento de auriculoterapia
  • Coleta de sobras e medicamentos vencidos

DESCARTE CORRETO

Pessoas em uso de um ou mais medicamentos estão convidadas a trazer as receitas ou embalagens e resultados de exames laboratoriais. Na tenda haverá um coletor para receber sobras e medicamentos vencidos para serem descartados. O público será orientado sobre o descarte correto e receberá um folheto com a lista dos pontos de coleta para medicamentos vencidos e em desuso, existentes em Goiânia.

Nas edições de Salvador (BA), realizada em março, e de Porto Velho (RO), que aconteceu em abril, foram realizados mais de 2 mil atendimentos a cerca de 500 pacientes. Em Goiânia, o CFF e o CRF-GO contarão com o apoio de duas sociedades farmacêuticas, a Sociedade Brasileira de Farmácia Clínica (SBFC) e Sociedade Brasileira de Farmacêuticos e Farmácias Comunitárias (SBFFC). Até o final do ano, o Bem Estar Global será levado a outras cinco cidades.

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Corpo é descoberto em trem de pouso de aeronave no Havaí

Corpo Encontrado em Trem de Pouso de Avião no Havaí

No dia 25 de dezembro de 2024, um corpo foi encontrado no trem de pouso de um avião no aeroporto internacional de Honolulu, no Havaí. A descoberta foi feita por funcionários da companhia aérea durante uma inspeção de rotina.

De acordo com as autoridades, o corpo pertence a um homem que ainda não foi identificado. A polícia e a Administração Federal de Aviação (FAA) dos EUA estão investigando as circunstâncias do incidente.

O avião, um Boeing 767, havia chegado de San Francisco algumas horas antes da descoberta. Os passageiros e a tripulação já haviam desembarcado quando o corpo foi encontrado.

As autoridades acreditam que o homem pode ter se escondido no trem de pouso do avião durante a viagem, mas as causas exatas da morte ainda são desconhecidas. A polícia está trabalhando para identificar o homem e entender como ele conseguiu acessar a área restrita do avião.

O incidente causou surpresa e preocupação entre os passageiros e funcionários do aeroporto. A companhia aérea emitiu um comunicado expressando sua tristeza e cooperando plenamente com as investigações.

A investigação está em andamento, e as autoridades pedem que qualquer pessoa com informações relevantes entre em contato com a polícia.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp