Press "Enter" to skip to content

Farmácia Popular: relançamento é marcado por críticas ao antigo governo

Última atualização 07/06/2023 | 17:49

O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT), relançou o programa “Farmácia Popular” em Recife (PE), nesta quarta-feira, 7. Lula aproveitou o relançamento do programa para alfinetar o ex-presidente, Jair Bolsonaro (PL), afirmando que o programa foi deteriorado durante os últimos quatro governos. Entretanto, o atual Chefe do Executivo garantiu que a volta dele servirá para atender aqueles que necessitam.

Segundo o petista, o diagnóstico de uma doença vem sempre acompanhado de uma receita de medicamentos, sendo esse o motivo do lançamento do programa. “Ele foi ironizado e diminuído pelo governo passado e nós agora voltamos com muito mais força, com mais remédio e com mais capacidade de fazer mais convênios para que mais farmácias possam participar desse programa e a gente chegar em um momento de atender a totalidade das pessoas necessitadas nesse país. Essa é a razão pela qual eu voltei a ser presidente da República”, afirma.

Dentre as novidades do programa, o presidente ressaltou que beneficiários do Bolsa Família também terão acesso aos medicamentos grátis para asma, diabetes e hipertensão. Outra mudança são os remédios que foram incluídos, como anticoncepcionais e remédios para osteoporose. Estes últimos antes tinham 50% de desconto, mas passarão a ser gratuitos exclusivamente para mulheres.

Na ocasião, Lula ainda destacou que seu governo dá atenção para todos, desde o empresário até aqueles que estão na periferia. “Trato todos com respeito: trato o grande empresário com respeito, o grande fazendeiro com respeito, o grande banqueiro com respeito. Mas é importante saber, que são aqueles que estão embaixo, aqueles que estão na periferia, aqueles que não podem comprar. É para eles que fui eleito e para eles que vou governar. Por isso a volta do Farmácia Popular”.

Relançamento

O programa “Farmácia Popular” foi criado em 2004, no primeiro mandato do petista como presidente. O objetivo de distribuir remédios gratuitos ou com descontos para a população por meio de parcerias com drogarias privadas, sendo considerado um dos principais da área da Saúde por fortalecer a distribuição de medicamentos no Sistema Único de Saúde (SUS).